27 fevereiro 2012

Projetos de mobilidade ganham força

Uma das tendências apontadas pelas companhias para este ano é a adoção de projetos envolvendo dispositivos móveis. Ivair Rodrigues, analista do Instituto Sem Fronteiras (ISF), afirma que há um aumento do interesse pelo uso desses dispositivos, sobretudo nas áreas de automação de forças de vendas, logística e serviços. "O mercado não compra só o equipamento, mas também aplicativos, suporte e integração desses dispositivos com seus sistemas", diz.

A ampliação da base de smartphones e tablets para a área executiva é uma das prioridades do departamento de TI da Andrade Gutierrez. "Vamos dimensionar nossos sistemas para a integração de mais dispositivos. Eles permitem que a tomada de decisão seja mais ágil", diz Cibele Tessari, gerente de TI da companhia. A executiva ressalta que o departamento de TI dobrou de tamanho em 2011, para 80 pessoas, e o orçamento para a área será de 0,8% da receita total, cifra um pouco superior à de 2011.

O Itaú-Unibanco também pretende dar prioridade a áreas como mobilidade e iniciativas com foco nos clientes. "Queremos tornar a experiência dos clientes mais simples, segura, ágil e conveniente e, para isso, estamos focados na evolução das ferramentas existentes, dispositivos e novas tecnologias", afirma Luis Rodrigues, diretor executivo de tecnologia do banco. Sem revelar números, ele diz que o orçamento para TI neste ano será um pouco superior ao de 2011.

Rodrigues diz que os últimos três anos exigiram muito da área de TI do banco para a integração das operações do Itaú e do Unibanco. "Essa atividade consumiu mais de 3 milhões de horas de desenvolvimento de sistemas. Os centros de dados foram integrados e modernizados, e a capacidade de processamento está 65% maior."

A adoção crescente de tablets e smartphones também vai exigir que as operadoras dediquem parte de seus orçamentos para adequar a infraestrutura de TI. Está no foco da TIM a adoção do nono dígito nos números de telefone de São Paulo. A mudança será feita em meados deste ano para permitir a oferta de mais telefones móveis na Grande São Paulo. Luigi Longarini, diretor de TI da operadora, diz que a mudança terá impacto em todos os sistemas usados pela TIM. Paralelamente, a empresa vai implantar neste mês um sistema da Ericsson que permite criar uma interface virtual de aplicativos multimídia. A TIM planeja ter entre 40% e 50% de seu volume de dados virtualizados em três anos.
Fonte:ValorEconômico27/02/2012

27 fevereiro 2012



0 comentários: