29 fevereiro 2012

UOL Diveo adquire controle da Solvo e fortalece serviços de missão crítica

Sem divulgar valores da operação, companhia explicou que ideia é preencher uma lacuna em seu portfólio: a de atuar dentro da casa do cliente

Gil Torquato, do UOL Diveo - “O movimento com a Solvo foi com sentido de agregar serviços que não fazíamos, que era operar na casa do cliente"

O UOL Diveo anunciou com exclusividade ao IT Web nesta quarta-feira (29/02) a aquisição do controle da Solvo, empresa de prestação de serviços de TI para ambientes de missão crítica. Com a negociação, que durou quatro meses desde o primeiro contato, o UOL Diveo fica com 51% do controle da adquirida, ao passo que os 49% ficam com os antigos sócios. O valor da operação não foi divulgado, mas o CEO da companhia, Gil Torquato, explicou que o pagamento foi feito em dinheiro. Ele deixou, ainda, um recado: em dois meses será anunciada uma nova compra, numa área de atuação ainda não divulgada.

A Solvo atua no mercado desde 1999 e se especializou na prestação de serviços oferecendo consultoria, implantação, treinamento, monitoramento e suporte técnico, executadas em sintonia com metodologias e práticas como ITIL, Cobit, PMI e ISO 20000. “O movimento com a Solvo foi com sentido de agregar serviços que não fazíamos, como operar na casa do cliente. É obvio que nosso trabalho sempre será focado em deixar que o cliente objetive seu negócio e passe o controle do data center conosco, mas com a Solvo preenchemos uma lacuna”, explicou o executivo. Desta forma, além de oferecer os serviços de data center própria, a companhia pode, também, prestar serviços para infraestrutura do seu cliente que já possui um data center.

Em dezembro do ano passado, a companhia já indicava uma mudança de atuação quando investiu 100 milhões de reais em infraestrutura e ampliação da oferta de produtos, com a criação da Unidade de Serviços Integrados. O UOL Diveo passou a oferecer serviços de back office, abrangendo, entre outras coisas, testes de qualidade e gerenciamentos dos processos de negócios. A iniciativa veio para unificar as empresas adquiridas pelo grupo: Boldcron, Uni5 e Tech4B.

O movimento, então, indica a evolução do portfólio. A escolha da Solvo veio, segundo Torquato, de clientes: cerca de quatro deles indicaram o nome da companhia quando souberam do interesse da marca em ampliar o portfólio. Como resultado, com três mil clientes em sua carteira, o UOL Diveo recebeu apenas 30 novas contas da carteira de 250 nomes da Solvo, já que houve sobreposição com a maioria dos credenciados. “Isso nos ajuda, porque começamos a ter referências”, explicou Torquato.

Com o movimento, Marcos Piego, presidente da Solvo, vai cuidar de uma nova torre de negócios da UOL Diveo, a de Outsourcing de TI e Soluções. “Vamos aproveitar a expertise em vários outros segmentos com as soluções que vamos integrar”, informou. A marca, assim como os funcionários da empresa, serão mantidos, sendo que o portfólio de produtos já está integrado.

Nos últimos quatro anos, o UOL Diveo adquiriu cerca de dez companhias. “São empresas lucrativas, não adquirimos companhias com prejuízo. A Solvo, por exemplo, era muito sadia no que diz respeito a resultados”, disso Torquato. Sem dar números, a Solvo anunciou crescimento de 75% em sua receita em 2011, com avanço de 62% no Ebitda (sigla que indica ganhos antes juros, impostos, depreciações e amortizações). No período, a carteira de clientes avançou 40%. Já o UOL Diveo teve crescimento de 18% sobre o faturamento de todas as empresas por ela integradas em 2011, tomando como base 2010.

Parceiros

Os 200 parceiros do UOL Diveo já são treinados para oferecer os serviços da Solvo. “Já envolvemos todas as áreas, desde arquitetura de soluções, até vendas, operações. Estão todos em treinamento para entender, de fato, o que foi agregado e identificar a carteira de clientes”, explicou.

Contudo o executivo adicionou que o faturamento que vem de canais – cuja proporção não foi revelada – é muito baixo em relação às vendas diretas. “Tínhamos parceiros de outsourcing em diversos segmentos. Temos fortes parcerias na área de Telecom, por exemplo”, disse. A Solvo, por sua vez, também possuía parceiros, mas em uma base muito inexpressiva – praticamente 100% das operações são diretas, segundo o CEO.

Novas aquisições

“A antena esta ligada, estamos vendo oportunidades”, disse Torquato, que não quis dar dicas sobre quais seriam essas novas aquisições. Contudo, durante a entrevista, fez um comentário que pode sinalizar o flerte da empresa com a área financeira. “Temos mais de 170 clientes na área, desde corretoras a bancos, que nos ajudam a ver o que precisamos agregar. Vamos muito com essa visão do que o cliente está precisando. Nada melhor do que bater na porta do cliente e oferecer o que ele estava necessitando”, exemplificou.

O executivo disse que não há metas de compras neste ano, além do nome que será anunciado em dois meses, e não precisou quais seriam potenciais áreas de compra de companhias para ampliação do portfólio de produtos, que pode também ganhar força por meio de investimentos em ampliação orgânica. “Quem manda em nossa empresa é o cliente”, categorizou.
Fonte:crn.itweb29/02/2012

29 fevereiro 2012



0 comentários: