Faturamento do setor no Brasil cresceu 18,6%, atingindo R$ 108 bi em 2011; neste ano, devem ser inaugurados ou lançados 43 empreendimentos
A TGestiona, do Grupo Telefônica, realiza operações logísticas em mais de 100 shopping centers do país, realizando 146 mil entregas por mês
Com bom planejamento logístico, lojistas podem reduzir os custos do negócio e evitar a perda de oportunidades de venda por falta de produto
No ano passado, de acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor faturou R$ 108 bilhões, resultado 18,6% maior em comparação ao registrado em 2010. De acordo com a entidade, hoje, existem 430 shopping centers e mais de 80 mil lojas espalhados por todo o país.
Pelos corredores dessas centenas de estabelecimentos circulam mensalmente 376 milhões de pessoas. Essa multidão de consumidores não tem a mínima ideia da verdadeira maratona logística, realizada nos bastidores de cada empreendimento, para atender à forte demanda de lojas dos mais diferentes segmentos. “Fundamentais em todo o processo de venda e abastecimento dos shoppings, os operadores logísticos têm pouquíssimo tempo para efetuar as entregas e retiradas de produtos nesse tipo de comércio”, esclarece o diretor de Logística da TGestiona (www.tgestiona.com.br), operadora logística do Grupo Telefônica, Maurício Pastorello.
O executivo explica ainda que todo o trabalho é cronometrado e tem de atender às exigências específicas de cada shopping, desde a documentação dos profissionais e veículos até o tamanho dos carros e caixas de transporte, bem como a utilização de acessos restritos do prédio, acompanhamento de seguranças e planejamento minucioso de cada operação.
Com 10 anos de experiência no segmento de logística, a TGestiona concentra grande parte do seu trabalho ao atendimento de clientes com lojas instaladas em shopping centers. “Nossos homens e veículos, diariamente, realizam algum tipo de operação em mais de cem shopping centers em todo o país, totalizando 146 mil entregas por mês” afirma Maurício Pastorello. O executivo ressalta que, para atender aos agressivos níveis de serviço (SLA) exigidos e estabelecidos em contrato, a TGestiona, entre outras ações, mantém centros de distribuição (CD) e hubs em posições geográficas estratégicas. “Com um fornecedor eficiente e um bom planejamento da logística, isto, aliás, a chave do lucro do varejo, os lojistas de shopping centers podem reduzir os custos do negócio e evitar a perda de oportunidades de venda por falta de pr oduto”, defende o diretor de Logística da TGestiona.
Neste ano, os operadores logísticos especializados em shopping centers têm no cenário dos negócios excelentes perspectivas de crescimento. De fato, a estimativa é que as receitas do setor cresçam 12% e que, apenas em 2012, sejam inaugurados 43 empreendimentos, 29 deles fora das capitais. E mais, uma pesquisa da PriceWaterhouseCoopers, revela que, nos próximos dois anos, 55% dos shopping centers no país pretendem expandir suas operações. “Com o crescimento do setor, vamos nos tornar ainda mais competitivos nessa área, com a oferta de soluções cada vez mais eficazes, custos adequados e redução do tempo de reposição e coleta de produtos”, conclui o executivo.
Fonte:maxpressnet29/02/2012
29 fevereiro 2012
Crescimento do mercado de shopping centers destaca a necessidade de logística eficiente
quarta-feira, fevereiro 29, 2012
Investimentos, Logística, Plano de Negócio, Sinergia, Tese Investimento, TI, Varejo
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Ruy Moura
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