29 fevereiro 2012

Faturamento do segmento de franquias cresceu 17% no Brasil em 2011

O segmento de franquias cresceu 16,9% no Brasil em 2011, atingindo o faturamento de R$ 88,8 bilhões, informou hoje a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Os dados consideram as 2.031 marcas de franquias atuantes no país.

De acordo com o estudo da ABF, o bom momento da economia nacional e o aumento da renda da população foram os principais motores dessa alta. Para 2012, a associação projeta um crescimento de 15%.

O número de redes em operação no Brasil cresceu 9,5%, e o número de unidades (franqueadas e próprias) aumentou 7,8% em relação ao ano anterior, ultrapassando 93 mil.

De acordo com o levantamento, o crescimento em unidades poderia ser maior, mas o alto custo dos imóveis no país inibiu a abertura de novos pontos de venda. “As redes de franquia avaliam minuciosamente o ponto comercial, pois nem sempre é possível repassar o custo do aluguel para o preço do produto ou serviço oferecido. No último ano, esse custo aumentou entre 2% e 4%, principalmente, no primeiro semestre”, diz Ricardo Camargo, diretor executivo da ABF.

Em 2011, surgiram 176 novas franquias no mercado. Desse total, muitas são marcas já conhecidas do consumidor brasileiro, mas que somente no ano passado adotaram o modelo de franquias como forma de expansão. Entre elas, a TAM Viagens, o supermercado Dia%, a loja de roupas Arte na Rua e as marcas Lupo, Hope, entre outras. Por Adriana Meyge Fonte:Valor29/02/2012

29 fevereiro 2012



0 comentários: