16 fevereiro 2016

Senior Solution avança na estratégia de consolidação e intensifica busca por aquisições

A Senior Solution, líder no desenvolvimento de softwares aplicativos para o setor financeiro no Brasil, anunciou em novembro sua mais recente compra e celebrou, pela segunda vez na história da empresa, a realização de duas aquisições em um ano. Segundo Thiago Rocha, Diretor de Relações com Investidores, as transações representaram um passo muito importante para a Senior Solution e se tornaram um case de sucesso, mas o momento é de intensificar a busca por novos projetos.

As duas aquisições realizadas em 2015, Aquarius e Pleno, marcaram a entrada da companhia no segmento de software para consórcios, então dominado por quatro empresas locais com presença consolidada. De acordo com Rocha, a entrada demonstra como a Senior Solution pretende construir um portfólio completo de soluções. “Começamos selecionando segmentos com tamanho relevante e crescimento consistente. Posteriormente, adquirimos a principal empresa do setor para servir como plataforma para uma família de produtos. Encerramos buscando aquisições complementares para consolidar a presença e construir uma posição de liderança”, afirma o executivo.

No case do segmento de software para consórcios, a experiência se mostrou muito bem sucedida. A Aquarius, adquirida em fevereiro, vem apresentando crescimento de receitas e margens a cada trimestre, confirmando um padrão observado pela Senior Solution nas aquisições realizadas anteriormente, e a Pleno reúne todas as condições para repetir essa trajetória. Segundo Rocha, na integração de empresas de tecnologia, as sinergias óbvias de curto prazo são apenas um aperitivo, sendo que o principal ganho com essas duas aquisições será observado no médio prazo, quando as plataformas tecnológicas forem totalmente unificadas e atualizadas, resultando em um custo de suporte e manutenção muito mais baixo.

O executivo sinaliza que agora a companhia passará a se dedicar à entrada em outros segmentos de software para o setor financeiro onde ainda não tenha estabelecido sua presença. Segundo Rocha, a Senior Solution já selecionou outros segmentos onde gostaria de atuar, e mapeou uma série de oportunidades. “Acreditamos que as perspectivas econômicas mais desafiadoras têm facilitado as discussões, porque os empresários do nosso setor são bem preparados e têm consciência de que será mais fácil superar esse período combinando forças”, avalia Rocha. Por essa razão, o executivo não descarta a possibilidade de que 2016 seja o melhor ano da década para a Senior Solution, considerando o número de oportunidades para M&A.

Questionado sobre a possibilidade de as condições de mercado dificultarem os planos, o executivo acredita que a chance é remota. A MP 692 é única medida que, se aprovada pelo congresso, poderá impactar negativamente o cenário de M&A, porque elevará as alíquotas do imposto de renda ganho sobre o capital. Enquanto o aumento penalizará as vendas de empresas que resultem em ganho de capital superior a R$ 20 milhões, a maior aquisição já realizada pela Senior Solution foi de R$ 15 milhões. “A grande maioria das oportunidades mapeadas não será afetada pela MP 692, mas não descartaremos oportunidades de porte significativamente superior ao habitual que poderão surgir nesse novo cenário”, conclui. Leia mais em segs 15/02/2016

16 fevereiro 2016



0 comentários: