18 fevereiro 2016

ArcelorMittal negocia compra de 38,5% do controle da Tuper

Empresas avaliam alternativas para equacionar dívida milionária da companhia de São Bento do Sul com a multinacional instalada em São Francisco

A multinacional ArcelorMittal está negociando possível aquisição de fatia do Grupo Tuper. Extra-oficialmente, há informações de que as conversas podem se encaminhar para transferência de 38,5% do controle da companhia metalúrgica em troca de dívida milionária com este fornecedor de matéria-prima (aço).

Consultada a respeito, a Arcelor informa que é credora da Tuper e que as duas empresas estão avaliando diversas alternativas para equacionar a situação.

– Não há qualquer proposta concreta de compra da Tuper, assim como não há qualquer interferência por parte da Arcelor na gestão da empresa com sede em São Bento do Sul – diz comunicado emitido pela multinacional.

O presidente da Tuper, Frank Bollmann, por meio da gerência de marketing, confirmou que a empresa passa por um processo de reestruturação. Mas evita falar sobre a troca de diretores feita nos últimos dias. A coluna apurou que os ocupantes dos cargos de diretor financeiro e de diretor compras, e os executivos que comandavam as unidades de tubos e de escapamentos, deixaram os seus postos.

Entre as cem

A Tuper é fornecedora para clientes que atuam em setores econômicos em forte retração de negócios nos últimos três anos: automotivo e construção civil, predominantemente. A entrada no setor de óleo e gás, com investimento em grande fábrica, feito há poucos anos, prometia ser um salto adiante.

Por força das circunstâncias adversas, aumentaram as dificuldades. Isso porque a pretensão desta unidade era a de atender às necessidades da Petrobras, no embalo de projeto de expansão do segmento via pré-sal, por exemplo.

Este mercado está completamente paralisado por causa da Operação Lava-jato. E isso tem repercussão nos seus potenciais fornecedores. No ranking das cem maiores empresas de SC da revista Amanhã, a Tuper aparece na 89ª posição. Por  Claudio Loetz Leia mais em anoticia.clicrbs 17/02/2016


18 fevereiro 2016



0 comentários: