25 fevereiro 2016

Movimento de empreendedorismo seleciona dez startups brasileiras para investimento

Terminou nesta quarta-feira, 24, o Open Innovation Week reuniu 50 grandes empresas líderes em inovação no Brasil, mais de 20 investidores e 100 open startups interessadas em obter investimento. Dez startups foram selecionadas pelas capacidade de interação com 50 grandes empresas participantes do movimento, como IBM, 3M, Johnson&Johnson, Abbott, Grupo Fleury, Algar Telecom, Natura e outras.

"Discutimos novos conceitos e práticas sobre como startups podem contar com o apoio de grandes empresas para viabilizarem sua inovação e como grandes empresas podem se beneficiar do crescente movimento de startups para serem mais inovadoras", diz Bruno Rondani, investidor e mentor do Movimento 100 Open Startups.

De acordo com Rondani, as startups abertas podem se conectar com grandes empresas de diversas maneiras, como mentoria, aporte de recursos ou parceria no desenvolvimento dos produtos ou serviços.

"Existe uma ideia disseminada de que startups são sempre adquiridas pelas grandes empresas, mas essa é apenas uma das formas de conexão entre esses dois tipos de instituições. Existem muitas outras formas. Em geral, as grandes empresas conseguem viabilizar as existência das startups", diz.

Dentre as dez startups top selecionadas, sete são paulistas –as demais são do Paraná e de Santa Catarina. O Movimento 100 Open Startups recebeu, no ano passado, 1.569 propostas de startups para serem avaliadas de 175 municípios do país –com destaque para os estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Duas das startups #top10 -Dr Cuco e Virtual Care-, por exemplo, são da área de saúde, voltadas especificamente para cuidados de pacientes. Saúde é uma das cinco grandes áreas de maior presença das startups do movimento, ao lado de educação, varejo, indústria e comunicação.

A lista das dez startups brasileiras selecionadas:

Lean Survey (SP)
Beenoculus (PR)
Nexxto (SP)
Reachr (SP)
Prosumir (SC)
Storymax (SP)
Omnize (SP)
Dr Cuco (SC)
Nama (SP)
Virtual Care (SP)
Movimento

O "100 Open Startups" é um programa do Wenovate, uma ONG criada por investidores que conecta pessoas e instituições em torno de programas de inovação aberta. O projeto partiu com com dez desafios de inovação para startups em áreas como saúde, agronegócios e sociedade da informação. A meta era identificar 100 startups inovadoras, boas para investimento, na opinião de quem atua no mercado. Leia mais em tiinside 25/02/2016

25 fevereiro 2016



0 comentários: