10 janeiro 2012

Sócios compartilham capital da empresa com funcionários

Com crescimento de 50% ao ano, empresa especializada em mídias digitais encontra independência na divisão societária.

A trajetória do Grupo Digital Inc., especializado em análises de mídias digitais, poderia ser a de mais uma empresa que fazia parte de um conglomerado, mas com o sucesso dos negócios precisou andar com as próprias pernas. Poderia.

Mas o que destaca o Grupo em seus primeiros meses de independência é a distribuição societária: todos os funcionários - incluindo estagiários - foram convidados a comprar uma parte da empresa. Qualquer um deles poderia se tornar sócio, ajudar nas decisões do Grupo e colher os frutos.

Com a estratégia, os sócios originais Tiago Turini e Mauricio Zimmermann não precisaram de investidores externos, embora a notícia tenha se espalhado e muitos interessados tenham surgido.

Além do crescimento elevado e rápido - mais de 50% ao ano -, havia a necessidade de tornar mais independente o trabalho da Direct Performance, antigo nome do Grupo Direct Inc.

Como outras empresas pertencentes ao Grupo Direct eram responsáveis pela publicidade de alguns clientes, Turini e Zimmermann temiam possível conflito de interesses nas análises de retorno de mídia feitas por sua equipe. Tiago acredita que fazia todo o sentido tornar-se independente, do contrário a empresa que faz a análise poderia não parecer idônea.

Com base nesse cenário, a Digital Performance deixou o Grupo Direct em maio do ano passado. Os sócios não revelam o valor da compra do controle, mas afirmam que ele foi preservado no repasse das cotas aos funcionários, cujas negociações foram realizadas em outubro.

A documentação e a mudança definitiva para o nome Digital Inc. ocorreram em novembro. "O valor da empresa está atrelado ao faturamento, para ficar mais fácil e transparente para o funcionário", explica Turini.

Ambiente de trabalho

Além da possibilidade de fazer parte do time de cotistas, Zimmermann ressalta a importância de manter um ambiente de trabalho descontraído e amistoso. Tanto que é incentivada a informalidade no vestuário e nas brincadeiras entre os colaboradores, que contam com um departamento para cuidar de seu bem estar.

Uma das brincadeiras tradicionais no ambiente de trabalho é o disparo de bolinhas macias com armas de brinquedos. "Temos de deixar a arma sempre carregada e engatilhada embaixo da mesa", conta Bruno Ampessan, sócio-cotista do Grupo.

Recrutamento

Como ainda não há curso superior que prepare o profissional para o ramo da Digital Inc, Zimmermann e Turini apostam na diversidade de formação de seus colaboradores e no treinamento diário de cada um deles na área em que vai atuar por pelo menos seis meses.

"Nosso processo de seleção é parecido com os de MBA. Analisamos o raciocínio lógico e estruturado, e não a sua formação. Para atuar em mídias sociais você precisa atrair gente diferente", conta Turini.

Além disso, o Grupo se dispõe a bancar cursos que possam auxiliar no desenvolvimento profissional de seus funcionários no valor de até 15% dos ganhos anuais do colaborador.

Para 2012, os planos do Grupo Digital Inc incluem parcerias com universidades para o desenvolvimento de cursos que preparem os profissionais para esse mercado, carente de candidatos às vagas. Tanto que a Digital Inc está com 25 postos em aberto.

Os novos colaboradores compartilham a tarefa de ajudar a obter a meta de aumentar o faturamento anual em, no mínimo, 50% em 2012. Por Weruska Goeking
Fonte:brasileconomico10/01/2012

10 janeiro 2012



0 comentários: