12 janeiro 2012

Grupo Pão de Açúcar precisou "inventar" para crescer em 2011

Comércio eletrônico e liquidação Black Friday foram destaques no quarto trimestre; vendas online aumentaram 31,5% no fim do ano

Analistas de investimentos consideraram positivas as vendas do Grupo Pão de Açúcar, dono das redes Extra, Casas Bahia e Ponto Frio, no quarto trimestre de 2011. Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente executivo da varejista, a empresa precisou "inventar" formas para manter seu crescimento em 2011, considerado um ano mais díficil do que foi 2010, mas "entregou" os resultados prometidos.

A realização da primeira promoção Black Friday no Brasil, no dia 25 de novembro, e a conversões das lojas para a bandeira Extra foram algumas das "invenções" citadas pelo executivo. A empresa também ofereceu aos clientes que fizeram compras pela internet a opção de retirar os produtos nas lojas físicas para reduzir gargalos nas entregas.

"Nós havíamos dito que teríamos um faturamento superior a R$ 50 bilhões. E entregamos R$ 52,6 bilhões em 2011" disse Bethlem, para quem todos os setores foram importantes para o crescimento da companhia. O Grupo Pão de Açúcar divulgará suas metas para 2012 no dia 25 de março deste ano.

Bethlem afirma que, de acordo com dados da Nielsen, o Grupo Pão de Açúcar ganhou participação de mercado no segmento alimentar, sem revelar, contudo quais são as participações da varejista por categorias de produto. "Acredito que conseguimos ganhar participação de mercado sobretudo do varejo informal, devido à maior fiscalização, mas também, em certa medida, do Walmart e Carrefour", disse o executivo.

Comércio eletrônico

Segundo a corretora Ativa, o destaque "absoluto" foi o crescimento do comércio eletrônico, segmento onde a varejista ganhou participação de mercado. Segundo projeções do setor, o comércio eletrônico deve ter crescido algo entre 20% e 25% durante o Natal. As vendas da Nova Pontocom, braço que reúne os sites do Ponto Frio, Casas Bahia e Extra e que está sob o guarda-chuva da Globex, aumentaram 31,5% no quarto trimestre em relação a igual período de 2010. Em todo o ano, a receita da Nova Pontocom cresceu 25,1%. "As vendas foram positivamente impactadas por incentivos governamentais ao consumo como a redução do IPI em dezembro", diz a Ativa.

"O desempenho consolidado do grupo mostrou leve desaceleração em 2011 em relação aos nove primeiros meses de 2011, porém acima das expectativas, que já contavam com desaceleração maior no crescimento das vendas", afirma a Ativa, em seu relatório.

Segundo Bethlem, 2011 começou pior do que era esperado em 2010 e a empresa precisou traçar metas mais conservadoras ainda no primeiro semestre do ano passado, mas conseguiu um desempenho que ele considerou "excelente", apesar dos desafios.

As vendas brutas totais do grupo Pão de Açúcar totalizaram R$ 15,132 bilhões no quarto trimestre, com crescimento de 20,1% em relação a igual período de 2010. Em todo o ano de 2011, as vendas brutas da maior varejista do País cresceram 45,8%, totalizando R$ 52,681 bilhões.

"O melhor resultado do quarto trimestre no segmento alimentar demonstra que as conversões feitas ao longo de 2011 foram positivas e já resultaram em maior rentabilidade para a companhia, com aceleração do crescimento nas vendas em lojas comparáveis (same store sales) do segmento alimentar em relação ao terceiro trimestre", afirma a corretora Ativa, em seu relatório.

No quarto trimestre, houve um aumento de 8,7% nas vendas do setor alimentar se consideradas as mesmas existentes em igual período de 2010. No ano de 2011, as vendas de alimentos em lojas comparáveis aumentou 8,0%.

Segundo a Ativa, os destaques foram a bandeira Assaí (rede pouplar de atacado), que novamente registrou desempenho positivo, e as lojas Extra Supermercados, que foram beneficiadas pela primeira edição do evento “Black Friday” (no fim de novembro), que alavancou as vendas de Eletrônicos nos supermercados.

A Globex, que reúne as lojas do Ponto Frio e da Casas Bahia, registrou crescimento nas vendas brutas nas mesmas lojas de 8,4% no quarto trimestre sobre igual trimestre de 2010. A receita bruta total da Globex totalizou R$ 7,1 bilhões no quarto trimestre e R$ 24,2 bilhões em todo o ano de 2011, com crescimentos de 33,5% e 142% sobre 2010, respectivamente. Por Claudia Facchini
Fonte:iG12/01/2012

12 janeiro 2012



0 comentários: