A indústria de alimentos, que até agora vinha absorvendo os altos custos, estão propensos a elevar preços, de acordo com o International Business Report (IBR) de 2011 da Grant Thornton. Consequentemente, os consumidores terão os orçamentos domésticos mais apertados em 2012.
De acordo com o estudo, 41% das empresas do setor de alimentos e bebidas esperam elevar os preços nos próximos 12 meses. No ano passado, a expectativa de elevação era de apenas 12%. Com aumento de 45% dos preços das commodities entre junho de 2010 e fevereiro de 2011 (dados do Banco Mundial), o segmento não conseguirá continuar absorvendo os altos custos.
“Os setor devem lutar no próximo ano para proteger margens. A redução de custos e ganho de produtividade deve ser prioridade. Muitas empresas de alimentos e bebidas estão de olho em operações de fusões e aquisições e o setor está maduro para consolidação”, diz Fábio Silva, da Grant Thornton Brasil.
O IBR mostra que os empresários do setor de alimentos e bebidas não acreditam que o aumento de preços necessariamente se traduzirá em elevação dos lucros. Segundo a pesquisa, 62% dos empresários do setor acreditam que a receita deve aumentar em 2012, porém apenas 43% crêem em uma elevação dos lucros no mesmo período.
O estudo mostrou ainda os anseios dos consumidores em todo o mundo. Se por um lado, os consumidores estão exigindo preços mais conta de alimentos e bebidas para atender seus orçamentos cada vez menores, por outro, os consumidores com maior pode aquisitivo buscam produtos com mais qualidade e mais saudáveis. “Os dados refletem a ascensão da classe média nos mercados emergentes e uma nova geração que preza por hábitos mais saudáveis”, comenta Fábio Silva.
Mais da metade das empresas de alimentos e bebidas pesquisadas (58%) acredita que oferecer produtos que complementem um estilo de vida mais focado em saúde e bem estar é uma oportunidade para seus negócios expandirem. Além disso, 44% vêem a tendência crescente da demanda por comida pronta como chance de impulsionar as vendas.
O International Business Report da Grant Thornton (IBR) é uma pesquisa realizada há 19 anos que tem como objetivo fornecer informações sobre as opiniões e expectativas de mais de 11.000 empresas em 39 economias anualmente. São entrevistados CEOs, diretores, presidentes e outros executivos seniores, levando em conta os cargos mais relevantes para cada país.
Coleta de dados -A pesquisa é realizada principalmente por meio de entrevistas telefônicas com duração de aproximadamente 15 minutos, com exceção do Japão (por correio), das Filipinas e da Armênia (pessoalmente), China continental e Índia (combinação de entrevistas pessoalmente e por telefone), onde as diferenças culturais requerem uma abordagem própria. As entrevistas telefônicas permitem à Grant Thornton International realizar a quantidade exata recomendada de pesquisas e garantir que as pessoas mais apropriadas sejam entrevistadas dentro das organizações que cumprem com os critérios de perfil exigidos. A coleta de dados é administrada pelo sócio principal de pesquisa da Grant Thornton International - Experian Business Strategies. Os questionários são traduzidos para os idiomas locais, e cada país participante tem a opção de realizar perguntas específicas e adicioná-las ao questionário principal.
Grant Thornton International Ltd-Todas e quaisquer referências à Grant Thornton International são à Grant Thornton International Ltd ou às suas firmas membro.
Perfil-A Grant Thornton Brasil é a firma-membro da Grant Thornton International no País e oferece serviços de auditoria, tributos, consultoria e outsourcing. Além de uma equipe de profissionais preparada com uma vasta expertise, a Grant Thornton Brasil trabalha com as mais modernas metodologias de trabalho, utilizando ferramentas desenvolvidas pela organização globalmente.
Fonte:revistafator10/01/2012
10 janeiro 2012
Empresários do setor de alimentos e bebidas esperam elevar preços e tendência de consolidação do segmento
terça-feira, janeiro 10, 2012
Alimentos, Compra de empresa, Consolidação, Plano de Negócio, Sinergia, Tese Investimento, Transações MA
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Ruy Moura
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