A XP Investimentos, líder no mercado de home broker - negociação via internet de ações -, fechou a compra do portal de informações financeiras InfoMoney. Com a operação, a XP pretende ampliar a abertura de contas de pessoas físicas via internet e oferecer um serviço de informações e ferramentas relacionadas a investimentos para seus clientes, explica Guilherme Benchimol, presidente da XP.
Criada há dez anos, a InfoMoney é um dos principais portais de informações do mercado voltado para pessoas físicas, com 30 milhões de "page views" e 650 mil usuários únicos por mês, dos quais 400 mil cadastrados. A meta da XP é triplicar esses números, diz Benchimol. "E quanto mais usuários, mais clientes poderemos ter", acrescenta.
Hoje, a XP abre cerca de cem cadastros por dia pela internet e a meta é quintuplicar esse número. "E conseguimos isso com uma média de 100 mil visitantes em nosso portal", diz Benchimol. Dos cem cadastros por dia, metade acaba se transformando em contas ativas, o que representa cerca de mil contas por mês, afirma o executivo. Esse número representa 20% das cinco mil contas abertas mensalmente pela XP.
Para ampliar os acessos, serão investidos R$ 5 milhões na InfoMoney, que passará a ter links para os investimentos oferecidos pela corretora, como fundos, ações, Tesouro Direto, títulos imobiliários, CDBs e os cursos de mercado financeiro, marca registrada da XP. "Como supermercado financeiro, temos várias opções para oferecer para os usuários do portal que complementam os serviços", afirma Bruno De Paoli, diretor de marketing da XP. Ele dividirá o comando da InfoMoney com Alessandro Tommasi, atual controlador do portal.
Os valores da operação não foram revelados, mas parte do pagamento será feito em ações da XP. Tommasi se tornará, portanto, sócio da corretora. "O namoro começou há cinco meses, com algumas conversas sem muita pretensão", afirma Benchimol. "Mas era um sonho antigo nosso." Já Tommasi admite que conversou com outras corretoras, mas a opção foi pela XP. "Sempre fez parte do nosso planejamento ampliar o leque de informações e produtos, como cursos", afirma o executivo. "E a XP trouxe a vantagem de ser uma plataforma aberta, que permite que a informação não seja criada apenas para vender um produto específico", explica.
A InfoMoney tem cerca de 50 funcionários, dos quais 35 trabalham na apuração de notícias e informações de mercado. E a proposta é manter a independência editorial do portal, falando de outras corretoras, bancos e empresas, com uma plataforma mais poderosa, que ampliará o acesso ao portal, afirma Tommasi. "Com a compra, continuaremos independentes, mas poderemos agora nos concentrar mais na produção de conteúdo e desenvolvimento de serviços", diz ele, lembrando que a InfoMoney dependia de anúncios para se manter. "Somos superavitários, mas nossa capacidade de investimento e crescimento não era tão grande", admite.
Para Benchimol, a InfoMoney, com suas análises e ferramentas, vai permitir ao investidor comparar mais as aplicações, o que complementa a proposta da XP de supermercado financeiro. "Percebemos que, ao oferecer outras aplicações e serviços além de ações, estamos segurando mais os clientes", diz Benchimol. A oferta de informações via InfoMoney deve funcionar no mesmo sentido, de fidelizar os clientes, acredita o executivo.
A compra da InfoMoney é mais um passo no fortalecimento da XP para a abertura de capital no início do ano, afirma Benchimol. Recentemente, a corretora investiu na criação de plataformas de distribuição de fundos, CDBs e títulos imobiliários, dentro do conceito de criar um supermercado financeiro independente.
Além disso, incorporou a corretora Interfloat, focada em grandes clientes pessoa física, e o badalado site de análises gráficas Leandro & Stormer. "Estamos fortalecendo nosso braço de negócio virtual, diversificando estratégias e serviços e aumentando a solidez do grupo", diz o executivo. Ele espera ir a mercado no início do ano que vem, desde que as condições do mercado permitam.
Além do braço on-line, a corretora conta com uma das maiores equipes de agentes autônomos de mercado, com mais de dois mil profissionais.
Criada em 2001, a XP tem mais de 100 mil clientes cadastrados, 300 escritórios afiliados em mais de 200 cidades do país, movimentando mais de R$ 10 bilhões por mês. O grupo inclui a corretora, uma empresa de educação financeira, uma gestora de recursos - com R$ 800 milhões sob gestão -, uma corretora de seguros e uma empresa de tecnologia. Segundo a XP, mais de 500 mil pessoas já passaram por suas salas de aulas.
Fonte valoreconomico08-09-2011
08 setembro 2011
XP Investimentos compra InfoMoney e reforça braço on-line
quinta-feira, setembro 08, 2011
Plano de Negócio, Tese Investimento, TI, Transações MA
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Ruy Moura
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