30 setembro 2011

Groupe Casino fará novas aquisições na América Latina, diz diretor-presidente

O Groupe Casino, terceiro maior grupo varejista da França em faturamento, planeja se expandir na América Latina com aquisições feitas por sua subsidiária na Colômbia, a Almacenes Éxito SA, disse o diretor-presidente da Éxito, Gonzalo Restrepo, à agência Dow Jones Newswires na sexta-feira. No Brasil, o Casino é sócio do Grupo Pão de Açúcar, que inclui os hipermercados Extra e as lojas Ponto Frio e Casas Bahias, entre outras participações.

A Éxito, da qual a Casino detém 54,8%, captou US$ 1,3 bilhão com a venda de novas ações na bolsa colombiana semana passada e agora planeja usar os recursos para quitar uma aquisição no Uruguai. Ela também espera abrir até 100 lojas na Colômbia e tem um plano de três anos de expansão em "países politicamente estáveis" da América Central, Caribe e na região andina, disse Restrepo.

A Casino está usando a Éxito como um trampolim para se tornar uma empresa de maior peso na região, onde concorre com a rival francesa Carrefour SA, a americana Wal-Mart Stores e varejistas locais, como a SACIFalabella, do Chile.

A Casino ficou mais agressiva nos mercados emergentes nos últimos dois anos, aproveitando-se do crescimento da renda disponível de uma classe média emergente tanto na América Latina quanto na Ásia. A Casino também se beneficiou dos problemas que afetaram sua arquirrival Carrefour. No ano passado, a Casino comprou os ativos tailandeses da Carrefour e, este ano, impediu que a rival comprasse a parte de seu sócio na maior rede brasileira de varejo, o CBD Pão de Açúcar.

Restrepo mencionou Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, República Dominicana, Panamá e outros países da América Central. Os mercados varejistas do Chile e México já estão saturados, disse ele, e a Casino já opera na Argentina.

"Não descartamos abrir operações do zero, mas preferimos o crescimento por meio da aquisição de participações majoritárias em varejistas locais", disse Restrepo. Ele acrescentou que a empresa prefere manter parceiros nacionais que são culturalmente afinados com os clientes e fornecedores locais, como a Casino fez na Colômbia com a Éxito.

Ele não quis especificar quanto dinheiro sua empresa está pronta para investir em aquisições na região.

Por motivos regulatórios, na Colômbia, a Éxito só pode abocanhar lojas independentes ou pequenas, porque a empresa já controla 42% da indústria do varejo formal.

Acompanhando o crescimento econômico da Colômbia, a Éxito deve divulgar um bom lucro este ano, disse Restrepo. A empresa já divulgou que o lucro do segundo trimestre quase dobrou se comparado ao mesmo período um ano antes. Restrepo disse que "o terceiro trimestre não vai desapontar".

A Éxito vai com certeza crescer em 2012, quando a economia do país deve expandir de 4,5% a 5%, acrescentou.
Fonte:wsj30/09/2011

30 setembro 2011



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