26 setembro 2011

Estudo revela que 15% das empresas sempre estão à venda

Estimativa feitas pela Sunbelt Businesse Brokers, maior franquia de intermediação de negócios no mundo, revela que em torno de 15% das pequenas e médias empresas estão continuamente à venda.

De acordo com o levantamento, entre os diversos motivos que levam um empreendedor a comercializar sua micro, pequena ou média empresa, estão a aposentadoria, mudança de área de atuação, ou, então, mudança de cidade, são considerados os maiores motivadores para essa venda.

Batista Gigliotti, master franqueado da Sunbelt no Brasil, destaca que "sempre existirão empresas saudáveis à venda, entretanto, saber localizá-las é uma tarefa que exige uma análise tanto mercadológica como de operação do negócio. Se arriscar adquirindo qualquer empresa no mercado pode ser um risco, que muitas vezes trará prejuízos para o empreendedor".

Uma análise criteriosa dos documentos da empresa antes de adquirir uma empresa pode evitar armadilhas para o futuro empreendedor. "Além disso, é vital preparar um documento que corresponda ao que foi prometido e que contemple as garantias da transferência de propriedade. A recomendação aqui é que se faça sempre uma auditoria (due diligence) na empresa antes de ser assinada uma possível compra", afirma Gigliotti.

Existem muitos benefícios em se adquirir uma organização saudável e que já esteja em operação. "Geralmente há uma carteira de clientes da empresa já desenvolvida e um conhecimento sedimentado e difundido entre os membros da equipe, que permite que a empresa já esteja mais sólida no mercado. Quando abrimos uma empresa ou franquia do ‘zero', os dois aspectos ainda precisam ser construídos", explica o master franqueado da Sunbelt, que está presente em mais de 30 países, com mais de 250 franquias.

Segundo o especialista, o número de empresas à venda no mercado, de diferentes nichos da economia, tende a aumentar cada vez mais, amparado pelo momento econômico favorável que o Brasil vive e também por problemas que os empreendedores de primeira viagem possuem em localizar pontos comerciais estratégicos.

A saída em adquirir um negócio em andamento, desde que saudável, pode trazer resultados positivos tanto para quem compra quanto para quem vende. Por Leone Farias
Fonte:diáriodograndeABC26/09/2011

26 setembro 2011



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