27 setembro 2011

Investimentos anunciados no Pais batem recorde, diz Renai.

Os investimentos anunciados para o Brasil em 2010 foram os maiores já registrados pela Rede Nacional de Informações sobre o Investimento (Renai) desde que esse levantamento começou a ser feito, em 2004. Os aportes para novos empreendimentos chegaram a US$ 268,8 bilhões, tendo sido divulgados 794 anúncios de novos investimentos.

Não foram consideradas fusões e aquisições. – Na comparação com 2009, houve aumento de 43,8% no número de projetos divulgados e de 18,5% no valor dos investimentos anunciados. Segundo o coordenador-geral da Renai, Eduardo Celino, esses números demonstram a confiança das empresas investidoras no ambiente econômico do País.

Em relação aos recursos previstos, a indústria extrativa respondeu por 42,4% do total, motivada pelos aumentos dos preços internacionais das commodities, principalmente o minério de ferro e os produtos agrícolas. Os subsetores petróleo e gás e minerais metálicos foram os mais contemplados, correspondendo a 73,1% e 24,6%, respectivamente, do valor total, apoiados em grande parte pelos planos de investimentos anunciados pela Petrobras, pela OGX (empresa do Grupo EBX) e pela Vale.

A indústria de transformação teve 30% dos investimentos previstos, devido ao crescimento do mercado interno, tendo sido o setor que mais sentiu os efeitos da crise de 2008 e o primeiro a suspender os investimentos anunciados. Da mesma forma, foi um dos últimos setores a anunciar novos investimentos após a retomada da economia.
Fonte: DCI27/09/2011

27 setembro 2011



0 comentários: