27 setembro 2011

13 anos de Google em 13 aquisições

Negócios fechados pela empresa ajudam a contar sua história e mostram como o Google se tornou o gigante que é hoje

O Google comemora hoje 13 anos, período durante o qual, realizou mais de 100 aquisições. A maior delas foi também uma das últimas: a compra de parte da Motorola por 12,5 bilhões de dólares.

Motorola
Em agosto, o Google realizou a maior aquisição de sua história: a empresa pagou 12,5 bilhões de dólares para comprar a Motorola Mobility. O CEO do Google, Larry Page, enfatizou o interesse do Google no acervo de mais de 20 mil patentes da Motorola Mobility. A aquisição gerou muita discussão. A Motorola já estava longe de seus dias de liderança da era do celular analógico. A compra pelo Google aconteceu sete meses depois de a Motorola ter sido dividida em duas, a Motorola Mobility, a fabricante de celulares, e a Motorola Solutions, que fornece equipamentos de comunicações de voz e dados para empresas. As empresas acreditam que a operação será concluída no final desse ano ou no começo de 2012.

AdMob
Em 2010 o Google comprou oficialmente a AdMob, que faz publicidade em celulares. O valor da operação foi de 750 milhões de dólares. Os executivos da empresa tem saído e diz-se que a integração não está indo muito bem.

ITA
Ainda em 2010 o Google assinou um acordo para a compra da ITA, empresa de softwares especializada na organização de dados de companhias aéreas, incluindo horários de vôos, disponibilidade e preços. Especula-se que o valor pago foi de 700 milhões de dólares. A ITA também compila informações de ferramentas de busca rivais, por isso a compra recebeu reclamações por parte de competidores que dependem do serviço da ITA.

DoubleClick
Em 2008 o Google concluiu as negociações para a aquisição da DoubleClick – o anúncio de intenção de negócios ocorreu no ano anterior, mas as empresas tiveram que esperar aprovações dos órgãos reguladores. Essa era a aquisição de maior valor do Google antes da compra da parte da Motorola. O negócio foi fechado por 3,1 bilhões de dólares. A aquisição lançou o Google no negócio de publicidade de display.

YouTube
Por 1,65 bilhão de dólares, o Google comprou oYouTube em 2006. Na época, foi a maior compra realizada pelo Google, que não foi poupado de críticas. Hoje, é vista como uma das aquisições mais importantes.

dMarc
Nesse ano também foi comprada a dMarc, empresa de publicidade em rádio digital. Estima-se que o Google tenha desembolsado cerca de 102 milhões de dólares pela empresa – e que a aquisição foi um erro. O Google encerrou o programa na metade de 2009.

Android
Em 2005 o Google comprou uma start-up de 22 meses de vida, a Android, de Andy Rubin. Inicialmente, não se sabia qual a atuação da empresa. Hoje, o Android é uma das armas do Google na briga com o iPhone. Estima-se que o valor da aquisição foi de cerca de 50 milhões de dólares. Diz-se que, no final de 2010, o líder da divisão de fusões e aquisições do Google, David Lawee, chamou a aquisição de “o melhor negócio que já fizeram”. Menos de três anos depois de seu lançamento, ela se tornou a plataforma de smartphones mais popular do mundo.

Urchin
Nesse ano a empresa comprou a Urchin, uma empresa de análises da web cuja tecnologia foi usada para criar o Google Analytics, lançado em novembro do mesmo ano.

Picasa
Em 2004 o Google comprou o Picasa, que buscava, armazenava e possibilitava a edição de fotos – hoje ele tem um álbum como o do Flickr. O valor da operação não foi informado.

Keyhole
No ano de seu IPO, a empresa comprou também a Keyhole, uma empresa de mapeamento digital cuja tecnologia daria origem, no ano seguinte, o Google Earth. A empresa não divulgou os termos do acordo.

Applied Semantics
O Google comprou a Applied Semantics em abril de 2003 por 102 milhões de dólares. A Applied Semantics construiu o AdSense – a plataforma de busca publicitária paga que ainda é responsável pela maior parte da receita e lucros do Google.

Blogger
Em fevereiro de 2003 o Google comprou a Pyra Labs, criadora do Blogger, uma ferramenta para a criação de blogs. A empresa não informou os termos do negócio. O Google não realizou nenhuma aquisição em 2002.

Deja
Em fevereiro de 2001 o Google realizou sua primeira aquisição pública, o serviço de grupos de discussão Usenet, da Deja.com, um arquivo de 500 milhões de discussões da Usenet, iniciado em 1995. O google adicionou recursos de pesquisa e navegação e lançou os Grupos do Google. O valor da operação não foi divulgado.

Perdas

Durante sua existência, o Google também falhou na tentativa de adquirir algumas empresas. A companhia já tentou comprar o Facebook, em 2007, por cerca de 15 bilhões de dólares. Mas não formalizou uma proposta. Dois anos antes, a empresa havia tentado comprar o Flickr, que ficou com o Yahoo!. Por Beatriz Olivon,
Fonte:exame27/09/2011

27 setembro 2011



0 comentários: