23 setembro 2011

Foco no resultado

Espírito inovador gerou duas grandes iniciativas que revolucionaram a Diagnósticos da América – Dasa

Carioca e há dois anos morando em São Paulo, José Otávio Garcia chegou à Diagnósticos da América (Dasa) para liderar uma equipe de 300 profissionais e implementar sistemas que viabilizassem melhorias internas e aos usuários da prestadora de serviços de medicina diagnóstica. Antes de assumir o cargo, passou por uma prova de fogo.

Desde 1997, o executivo comandava a TI do laboratório Sérgio Franco Medicina Diagnóstica, no Rio de Janeiro. Com o passar do tempo, a companhia cresceu por meio de fusões e aquisições, gerando o grupo MD1. Dasa e MD1 unificaram as operações no ano passado, atividade que foi considerada por especialistas a maior do mercado de saúde por movimentar 1,8 bilhão de reais. Foi então que ele recebeu a missão de criar uma base de infraestrutura e de sistemas capaz de unificar as operações das companhias em apenas cinco meses.

“Finalizamos essa ação no prazo, o que significou a integração de uma operação de 5 milhões de exames por mês”, contabiliza Garcia. O trabalho bem-sucedido rendeu o convite para assumir toda a TI da Dasa. No entanto, não foi só o cumprimento das expectativas que o colocou em posição de destaque. O segredo do sucesso desse e de outros projetos desenvolvidos por ele, diz, está muito relacionado ao seu perfil de incentivar a colaboração.

“Cuido para que os projetos estejam sempre alinhados aos objetivos de negócios, pois a parceria com os usuários é fundamental. Por outro lado, procuro ser mais analítico, levando ideias para discutir com os meus pares, já que incentivo a crítica construtiva”, define. “Considero-me muito exigente com os resultados”, completa o campeão do IT Leaders 2011 na categoria Saúde.

Saúde a um clique
Iniciativa recente é um bom fruto do trabalho realizado nos últimos meses por Garcia na companhia, dona de bandeiras como os laboratórios Delboni Auriemo e Lavoisier. Trata-se do Prontuário Único, que reúne exames de todos os pacientes da Dasa e demandou investimento da ordem de 1 milhão de reais. O Prontuário Único é responsável por mapear toda a vida clínica do cliente.

Por meio de um sistema baseado na web, a organização garante o armazenamento do prontuário do paciente durante toda a sua vida clínica. De acordo com o CIO da Dasa, ele possui três características vitais: reúne exames de imagens e análises clínicas, interface única para cliente e médico; permite acompanhamento da evolução clínica do paciente; e conta com uma busca de laudos para facilitar a investigação médica.

Ele lembra que resolveu aplicar um tempero a mais no projeto. “Inseri o conceito de Personal Health Record (Registro Pessoal de Saúde - PHR), pois contempla todas as interações médicas que devem ser registradas no prontuário do paciente (exames, cirurgias, medicamentos, alergias etc), movimentação que já vem acontecendo nos Estados Unidos e na Europa.”

No sistema, o próprio paciente pode inserir os remédios que costuma tomar, as alergias, os procedimentos médicos pelos quais passou e ainda liberar antes mesmo de uma consulta o acesso às informações ao médico que vai prestar o atendimento.

Para maior comodidade, a TI também inseriu no sistema widgets (programas que avisam quando um exame está pronto), facilitando e agilizando o atendimento.

“A necessidade surgiu da área de negócios. Aproveitei a ideia e pesquisei como outras instituições de saúde tratavam o assunto. Logo percebi que o projeto poderia ser mais amplo ao considerar todo o histórico clínico de pacientes”, conta.

Garcia diz que não foi difícil vender internamente o projeto, que acabou ganhando projeção internacional. Em julho do ano passado, o executivo foi convidado pela American Association for Clinical Chemistry, entidade da indústria, a apresentar o modelo de integração desenvolvido para o Prontuário Único em um congresso em Anaheim, na Califórnia.

De acordo com o CIO, o sistema foi desenvolvido internamente com base na linguagem Java por uma equipe de oito profissionais da TI. A tarefa consumiu oito meses. A implementação teve início ao final de 2010 e a expectativa é finalizá-lo em 2012.

O primeiro laboratório a receber o Prontuário Único foi o Sérgio Franco, antiga casa de Garcia. Depois foi para a Pro Echo, especializada em diagnósticos por imagem, e outras unidades. Das 450, 200 já receberam o sistema.
Garcia explica que antes o paciente precisava ir até a unidade, realizava os exames solicitados pelo médico, retirava o laudo e depois podia acessá-lo por meio da web a partir de uma senha disponibilizada por laudo. “Agora, ele não tem mais a senha do exame e sim uma única e vitalícia identificação.”

Com as facilidades da web, o executivo diz que houve redução de 10% no número de pessoas que buscam laudos nas unidades. “Se esse contingente saltar para 20% até o final do ano, vamos economizar cerca de 1 milhão de reais, já que o fluxo será eletrônico. Queremos acabar com o papel”, comenta o líder de TI da Dasa.

Após tantas fusões e aquisições, a empresa também identificou que necessitava integrar 20 sistemas acessados diariamente por cerca de 12 mil funcionários. “Era preciso unificá-los para ganhar produtividade e simplicidade operacional”. É nessa tarefa que Garcia e sua equipe estão focadas hoje.

A expectativa é finalizar esse projeto, que recebeu aporte de 12 milhões de reais, até o segundo semestre de 2012. Algumas unidades já tiveram suas operações simplificadas nas áreas de Imagem e Análise Clínica. A nova solução deverá, segundo Garcia, gerar economia de 10 milhões de reais ao ano.Por Déborah Oliveira
Fonte:23/09/2011Computerworld

23 setembro 2011



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