30 setembro 2011

Ensino privado está "revolucionando" o Brasil, diz FT

Segundo jornal, faculdades privadas deram acesso a mais de 6 milhões de alunos; grupo Pearson, dono do FT, também investiu no País

Número de alunos inscritos no ensino superior cresceu de 1,8 milhão para 6,5 milhões em dez anos

O jornal Financial Times traz uma reportagem em que afirma que o setor de ensino privado está se desenvolvendo rapidamente no Brasil, apesar das frenquentes queixas por parte dos investidores sobre o fraco sistema educacional no País.

“As instituições de ensino privado iniciaram uma revolução na educação de terceiro grau e triplicaram o número de vagas disponíveis para a emergente classe média brasileira, de menor poder aquisitivo”, afirma o jornal financeiro britânico.

Algumas dessas instituições, como a Anhanguera Educacional Participações, já começam a fazer parte do ranking das maiores companhias de ensino no mundo em número de estudantes e estão se expandindo rapidamente no Brasil.

“Entre 2000 e 2010, o Brasil passou de 1,8 milhão de estudantes inscritos no ensino superior para algo entre 6 milhões e 6,5 milhões atualmente”, afirmou Alexandre Silveira, executivo do International Finance Corporation (IFC), braço privado do Banco Mundial e investidor da Anhaguera, à publicação. “A capacidade adicional (de ensino) vem essencialmente do setor privado”, disse Silveira.

O aumento dos salários elevou a renda das famílias mais pobres, fazendo com que mais de 30 milhões de pessoas ascendessem para a classe média na última década. "À medida que essas pessoas começaram a terminar o ensino médio, a demanda por educação de terceiro grau explodiu, provocando um “boom” no sistema privado de ensino, liderado pro empesas como a Anhaguera e Kroton", diz o FT.

“A indústria também está atraindo o interesse de grupos estrangeiros, como a Pearson, dona do Financial Times, que investiu R$ 888 milhões na aquisição de uma divisão do Sistema Educacional Brasileiro”, afirma o jornal.
Fonte: iG30/09/2011

30 setembro 2011



0 comentários: