27 setembro 2011

Carrefour erra a mão no segmento de supermercados

Grupo fechou lojas na região de Ribeirão Preto que havia comprado em 2009; rede já havia fracassado com o Champion em 2005

O Carrefour decidiu fechar parte das dez lojas compradas há apenas dois anos da rede de supermercados Gimenes, na região de Ribeirão Preto, e pelas quais havia desembolsado R$ 45 milhões na época.

Essa, contudo, não foi a primeira vez que o Carrefour fracassa no segmento de supermercados.

Em 2005, a multinacional francesa foi obrigada a reconhecer um prejuízo de 196 milhões de euros no Brasil após a sua mal sucedida investida no setor de supermercados no País.

No início dos anos 2000, o grupo comprou várias redes regionais de supermercados em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo e converteu essas lojas para a bandeira Champion, que foi extinta em 2005. Das lojas adquiridas na época, 26 foram fechadas ou devolvidas aos antigos donos.

Na última terça-feira, o Carrefour anunciou que desativou oito lojas no interior de São Paulo, incluindo quatro em Ribeirão Preto, duas em Jaboticabal, uma em Monte Alto e uma em Matão. As lojas do Gimenes estavam localizadas justamente nessas cidades.

Procurada, a assessoria de imprensa do Carrefour respondeu que não sabia informar se as lojas fechadas eram as mesmas que foram adquiridas em 2009.

Assim como o Champion, a aquisição do Gimenes também mostrou não ser um bom negócio para o Carrefour, que, ao que tudo indica, não conseguiu acertar a mão no segmento de supermercados.

Declínio dos hipermercados

A multinacional francesa é considerada a idealizadora do hipermercado no mundo, modelo que foi imitado por outras varejistas na década de 70 e 80.

No entanto, a era das grandes lojas entrou em declínio à medida que as pessoas passaram a dar prioridade para as lojas de bairro e a fazer compras mais vezes durante o mês.

No Brasil, em particular, o fim da inflação acelerou a migração dos consumidores dos hipermercados para as lojas de bairro.

O Carrefour vem buscando alternativas para a sua divisão de hipermercados. Mas, no Brasil, pelo menos, a tarefa tem se mostrado difícil.

Resposta do Carrefour

"O Carrefour Brasil vem realizando um amplo processo de reestruturação de suas operações. Essas mudanças na rede estão alinhadas com o redesenho do modelo de negócio iniciado em 2010.
A implementação das medidas contribuirá para que o Carrefour Brasil fortaleça sua posição de líder no varejo alimentar nacional. Nesta etapa do plano de reestruturação, a empresa anuncia a decisão de desativar oito lojas Carrefour Bairro, sendo quatro unidades em Ribeiro Preto (SP), duas em Jaboticabal (SP), uma em Monte Alto (SP) e uma em Matão (SP)", informou o Carrefour, em um comunicado à imprensa.

"Ao mesmo tempo, o Carrefour atua no fortalecimento de sua operação de hipermercados, investindo na revitalização e reforma de cerca de 20 lojas, com investimento 50% superior ao realizado em 2010. A empresa também investe na expansão da rede Atacadão, que vem apresentando altas taxas de crescimento, com a abertura de 17 unidades ao longo deste ano", afirmou a empresa. Por Claudia Facchini,
Fonte:iG27/09/2011

27 setembro 2011



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