02 setembro 2011

As fusões e os novos profissionais

As grandes empresas de tecnologia têm ocupado os mais nobres espaços da mídia protagonizando notícias que envolvem os termos aquisição e fusão. Há alguns anos, quando uma empresa ia às compras, seu alvo principal eram as concorrentes, hoje o foco é incrementar o portifólio oferecendo soluções mais completas e integradas para seus clientes.

E é neste cenário que estão se consolidando as empresas que integram soluções de TI e Telecom, as chamadas TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

Embora demissões em massa, justificadas pela busca da sinergia e otimização das operações, seja uma das primeiras consequências nos vem à mente, também pode-se, sim, esperar excelentes oportunidades para empresas e profissionais.

Com a oferta de portifólios que contemplam soluções de TIC envolvendo hardware, software e serviço, é natural que a expectativa dos clientes por redução de custo e um parceiro que atenda à sua necessidade de forma completa e integrada, seja cada vez maior. Melhor, quando se entende muito bem a realidade do cliente é mais fácil corresponder às suas expectativas.

Assim, com esta dinâmica de mercado, a boa performance dos profissionais deste segmento está necessariamente atrelada à capacidade de vincular demandas e oportunidades às tecnologias disponíveis. Levando em consideração, claro, as especificidades do ambiente do cliente.

Profissionais especialistas e generalistas têm garantido o seu lugar ao Sol. E o sucesso de ambos está diretamente vinculado à sincronia entre eles, já que, por exemplo, identificar uma demanda e propor a solução certeira requer o trabalho de uma equipe bem integrada e que tem a satisfação do cliente como motor desta proposta.

Saber vender, desenhar ou implementar soluções onde há mais de dezenas de milhares de produtos disponíveis é um desafio inerente a essa realidade, e talvez seja esta a grande oportunidade que as grandes fusões vão gerar no mercado. Os profissionais capazes de liderar equipes multidisciplinares com maestria, por exemplo, terão uma excelente vantagem competitiva.

Em conversas com os executivos do mercado, é comum ouvir como as empresas estão se reestruturando para melhor atender aos clientes, cada uma buscando a sua forma, mas há algo em comum em todas elas, a importância de se acompanhar o cliente em todo o ciclo de vida, desde a venda até o delivery. Simplesmente porque, como todos nós sabermos, cliente feliz compra mais.

Ou seja, com o cenário de tecnologias e portifólios cada vez mais complexos, mais do que nunca, os profissionais especialistas devem estar sempre atualizados, inclusive sobre a interface com outras soluções. Já o profissional generalista, por sua vez, além de sempre atualizado, deve estar cada vez mais atento ao cliente e ao mercado, pois é responsabilidade dele transmitir as demandas de mercado para especialistas.

Enfim, imagino que nada disso seja novidade para ninguém, entretanto estamos vendo apenas o início do impacto que tais fusões estão causando no mercado. Não me arrisco a prever cenários futuros, mas estou segura que sempre haverá espaço para empresas dinâmicas e profissionais atualizados. Carolina Verdelho
Fonte:portaldocanal24/08/2011

02 setembro 2011



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