10 julho 2015

Fundador da Colorado garante receita original após venda para a Ambev

Estimativa é que a cervejaria de Ribeirão Preto quadruplique a produção.
'Marca do urso' não deve desaparecer, diz ex-dono Marcelo Carneiro.

Um dia após o anúncio da venda da cervejaria artesanal Colorado para a gigante de bebidas Ambev, o fundador da empresa em Ribeirão Preto (SP), Marcelo Carneiro, afirmou em entrevista ao G1 que a produção será quadruplicada até o final de 2015, mas que a receita original da cerveja e a marca serão mantidas. “O urso não vai desaparecer, seria uma maluquice”, disse.

A cervejaria, conhecida pelos rótulos com ingredientes exóticos e bem brasileiros, foi comprada após “poucos meses” de negociação, segundo o ex-dono e agora consultor da companhia de bebidas.
O valor do negócio, entretanto, não foi divulgado por nenhuma das partes. O faturamento anual da Colorado é de R$ 18 milhões.

Segundo o fundador, a expectativa inicial é de que a produção da cerveja artesanal aumente 400% até o final do ano, quando está prevista a inauguração da nova fábrica da Colorado, que continuará sendo produzida em Ribeirão Preto – cidade que ficou conhecida no auge da Companhia Antárctica Niger como a terra do chope.
Atualmente, são fabricados 140 mil litros por mês dos oito rótulos da marca e a previsão é de que a produção alcance 700 mil litros de cerveja a partir de dezembro.
saiba mais
Ambev anuncia compra da cervejaria Colorado, de Ribeirão Preto, SP
Cervejarias artesanais põem Ribeirão de volta na rota cervejeira do Brasil
Produzidas em Ribeirão, cervejas com café e flores ganham fama mundial
A operação na nova sede da ‘marca do urso’, às margens da Rodovia Anhanguera em Ribeirão, já era prevista desde que a empresa com 19 anos de mercado passou a terceirizar a produção em uma cervejaria de Piracicaba.
No entanto, a inauguração da fábrica precisou ser adiada três vezes antes da entrada da Ambev no negócio. “A economia está difícil e tem a burocracia brasileira, os licenciamentos, não é fácil fundar uma fábrica”, disse o empresário. “Além disso, tem que mudar o pneu da bicicleta com ela andando”.

Receita original

O aumento da quantidade de litros de cerveja nos barris, entretanto, não deverá acarretar mudanças no processo de fabricação artesanal dos rótulos Demoisele, Appia e Cauim.
Carneiro dá garantias de que o produto não será alterado e que os ingredientes exóticos que fizeram a marca ser conhecida mundialmente continuarão sendo usados com o mesmo rigor.

“Quando levo minha cerveja para fora ficam admirados com o café, perguntam como é o mel feito da flor de laranjeira, e tenho que explicar o que é a rapadura, dizendo que a que eu compro é de engenho, de produção familiar, feita em tachos de cobre com açúcar mais bruto e quebrado no martelo”, afirmou.

Mercado ampliado

Neste ano, cerca de 40 mil litros da cerveja Colorado foram exportados para os Estados Unidos, França e Suíça. Com a venda para a Ambev, a marca deve aumentar o volume de exportações e chegar a outros países.

Além de cruzar o oceano, os rótulos também devem avançar o território nacional. “O pessoal menor se sente ameaçado quando um do nosso tamanho é adquirido por um grande, mas tem esse lado, que é servir a cerveja artesanal mais longe ainda. No nordeste não se vê e agora é que está começando a se ver no centro-oeste”, comentou Carneiro.

Ainda de acordo com o fundador, a marca famosa pelo urso em seus rótulos não desaparecerá. “A marca foi o principal acerto da transação, não passa pela cabeça deles mudar nada, essa é a cereja do bolo”, contou. Após o negócio, o empresário deverá se concentrar na criação de novas cervejas para a marca.

“O que mais me atraiu foi a liberdade que vou poder ter a partir de agora, porque antes eu ficava aqui dentro [na fábrica] me preocupando com impostos, pessoal, com uma máquina que quebrava, e agora tudo será cuidado por eles. Agora vou poder fazer exatamente o que eu gosto, que é criar”, disse o inventor das cervejas com sabor de mel, café, castanha e rapadura. Felipe Turioni Do G1 Leia mais em G1.Globo 09/07/2015


10 julho 2015



0 comentários: