09 março 2015

Donini, da Marisol, compra vinícola em São Joaquim

Mais um empresário investe na vitivinicultura de altitude da Serra catarinense. Vicente Donini, presidente do conselho do grupo Marisol, de Jaraguá do Sul, que atua com moda, adquiriu a vinícola Vivalto, do publicitário Gastão Campos, sócio da agência Gas-br, de Florianópolis. As videiras começaram a ser plantadas há cinco anos e já ocupam sete dos 52 hectares da propriedade. Os primeiros vinhos experimentais da propriedade serão engarrafados este ano.

– Vinho é uma paixão e a região tem um potencial bastante grande – comentou Donini, que é um apreciador de vinhos e será o administrador da vinícola serrana.

A propriedade fica a nove quilômetros de São Joaquim em direção a Lages, na fazenda Vista Alegre. O negócio foi fechado há cerca de um mês. Donini, que também tem cidadania italiana, pesquisa o setor há algum tempo. Visitou propriedades no Brasil, Argentina, Chile, EUA (Napa Valley), França e Itália. Segundo ele, a tendência é seguir mais o modelo italiano, mas isso ainda não está definido. Outro ponto em avaliação pela família Donini é a marca da
nova empresa.

Também apreciador de vinhos, o publicitário Gastão Campos tinha duas vinícolas, uma em São Joaquim e outra em Mendoza, Argentina. Como viaja muito a trabalho – a Ga-br tem matriz em SC e filial em São Paulo – decidiu ficar com apenas uma e optou pelo projeto no país vizinho, que está mais avançado. Segundo ele, a unidade da Serra catarinense foi planejada com muito zelo e tecnologia. Foram plantadas diversas variedades de uvas para fazer vinhos de corte.

Donini reconhece que apesar de SAnta Catarina ser uma região vinícola jovem, já foram alcançados avanços notáveis, o que é inspirador.

Quem faz a vitivinicultura de SC

Santa Catarina representa um novo terroir para o mercado nacional e internacional de vinhos e espumantes. Muito desse avanço se deve a empresários, executivos e profissionais liberais que decidiram ter na vitivinicultura um segundo negócio. O pioneiro foi o empresário e jornalista Acari Amorim, da Editora Empreendedor, atento a resultados animadores de pesquisas da Epagri em São Joaquim.

Hoje são quase 40 vinícolas. Só para citar alguns exemplos, a Villa Francioni, foi iniciativa de Dilor Freitas, da Cecrisa; Pericó, de Wandér Weege, da Malwee; Sanjo, da Cooperativa Sanjo; Villagio Grando, de Maurício Grando, do setor madeireiro; Kranz, de Walter Kraz, ex-executivo da Mercedes; Pisani, de Caio Pisani, do setor madeireiro; Abreu Garcia, do médico Ernani Garcia; e a Santo Emílio, de Elisabeth Binotto, do setor de transportes.

Vindima

No período de 26 a 29 deste mês, a Acavitis promove a segunda Vindima, a festa de abertura da colheita de uva. O evento será em diversas vinícolas, com atividades culturais, tendo como destaque a apresentação do Ballet Bolshoi do Brasil na Vinícola Pericó dia 28. Leia mais em clicrbs 09/03/2015

09 março 2015



0 comentários: