31 março 2015

Brasil está na mira dos investidores estrangeiros, afirma diretora da Bain & Company

Especialista em macroeconomia se apresentou em São Paulo para compartilhar com executivos suas visões sobre o país e o mundo.

Durante sua passagem pelo país Karen Harris, diretora de macrotendências da Bain & Company, se reuniu em São Paulo com cerca de 200 CEOs para apresentar suas impressões sobre a economia brasileira. A executiva afirmou que, enquanto os investidores brasileiros estão receosos com o rumo da economia do país, os estrangeiros enxergam verdadeiro potencial no Brasil, principalmente em relação às oportunidades em infraestrutura.

Em sua segunda vez no Brasil, a executiva analisa que a economia brasileira certamente apresenta desafios no ambiente político, mas esse fator definitivamente não é uma das maiores preocupações do investidor externo, que está mais concentrado nas incertezas macroeconômicas do que nas crises no governo local. Além disso, a necessidade de investimento em infraestrutura se tornou uma necessidade que condiz com a despreocupação em relação a escassez de recursos no mundo. Para explicar isso, Harris ressaltou números da década de 90, quando a relação entre ativos financeiros e o PIB global era de 6,5 vezes, chegando a 10 vezes em 2010, e devendo manter o mesmo ritmo até 2020, pelo menos.

Por tratar-se de um mercado emergente é natural que o investidor externo espere mais riscos mas, por outro lado, a expectativa é de um retorno maior. Com uma das taxas de investimentos mais baixas do mundo, o investidor local precisa reconhecer o potencial do próprio país e analisar que a sede estrangeira de investimento em países com uma demanda superior à oferta – como Brasil e Índia – superam os riscos.

Perfil da Bain & Company, Inc. - A Bain & Company, empresa líder global em consultoria de negócios, orienta clientes em relação a estratégias, operações, tecnologia, constituição de empresas, fusões e aquisições, desenvolvendo práticas que assegurem aos clientes transparência nos processos de mudança e tomada de decisões. A Consultoria trabalha em sinergia com os clientes, vinculando seu fee aos resultados. O desempenho dos clientes da Bain superou o mercado de ações em 4 para 1. Fundada em 1973, em Boston, a Bain conta com 51 escritórios em 33 países e já trabalhou com mais de 4.900 empresas entre multinacionais e companhias privadas e públicas em todos os setores da economia. Leia mais em revistafatorbrasil 31/03/2015

31 março 2015



0 comentários: