31 março 2015

Rocket Internet lança marketplace de beleza com Vaniday

Aceleradora de startup alemã, que já investe em delivery de comida, aplicativo de táxi e e-commerce de moda, estreia no setor com plataforma online de profissionais de beleza e de bem-estar
 
Um dos principais fundos globais de investimento em negócios na web, a Rocket Internet tem o Brasil como um dos seus principais mercados de atuação, por meio de serviços online que abrangem desde os artigos de moda até os marketplaces de delivery de comida. Nesta semana, a relevância do país na estratégia da empresa ganha um novo componente. O Brasil foi escolhido para o lançamento da Vaniday, plataforma online de profissionais de beleza e de bem-estar. A ideia é usar o mercado brasileiro como a ponta de lança global da mais nova operação do fundo alemão.

“O mercado de beleza é uma das poucas grandes áreas de serviços que não fizeram a transição do mundo offline para o ambiente online”, diz o francês Maxime Legardez, executivo-chefe global da Vaniday, em entrevista ao Brasil Econômico . Segundo o executivo, um dos elementos que justificam a decisão de lançar a plataforma a partir do Brasil é o fato de o país ser hoje o terceiro mercado global de beleza e cuidados pessoais — atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão — e movimentar anualmente cerca de US$ 42 bilhões, o que corresponde a 58% do mercado latino-americano, segundo dados da Euromonitor. “São cerca de 400 mil salões de beleza registrados no Brasil, ou um milhão se levarmos em conta os salões informais. Esse mercado está em grande parte restrito às recomendações boca a boca e a escolha por proximidade, por falta de uma alternativa melhor”, observa.

A operação brasileira nasce a partir da incorporação do Glym, aplicativo brasileiro de busca de profissionais e serviços de beleza criado em 2014 por Cristiano Soares, que passará a atuar como executivo-chefe da Vaniday no Brasil. “O Glym já tem um forte conhecimento do mercado de beleza e uma grande base de profissionais que está sendo incorporada à nossa plataforma”, diz Legardez. O investimento no acordo com a Glym e o aporte para lançar a operação brasileira não foram revelados.

Com lançamento inicial em São Paulo e outras capitais brasileiras, a Vaniday inicia as operações no Brasil com cerca de mil fornecedores, o que inclui desde serviços mais tradicionais, como cabeleireiros e manicures, até massoterapeutas, personal trainers e tatuadores.
A Vaniday funciona como uma espécie de rede, pela qual esses profissionais podem criar seus próprios perfis, com histórico, fotos de seus trabalhos e menu de serviços ofertados. Em médio prazo, um dos recursos que o marketplace irá implementar é a oferta de ferramentas e softwares para que esses profissionais tenham meios mais sofisticados de relacionamento com suas bases de clientes.

Já para os usuários que buscam esses serviços, o marketplace oferece funcionalidades como a busca por filtros como tipo de serviço, preço e localização, além do acesso ao perfil dos profissionais e às avaliações realizadas por outros clientes. A plataforma permite ainda o agendamento de horários online, o que inclui a possibilidade de o serviço ser realizado a domicílio. Em breve, a Vaniday planeja adicionar recursos como o pagamento por meio do próprio marketplace.

No modelo de negócios da Vaniday, os profissionais podem se cadastrar gratuitamente na plataforma. As receitas são geradas com pagamento de uma taxa que varia de 10% a 20% por cada serviço realizado por meio da plataforma. Inicialmente, o acesso ao marketplace — bem como o agendamento de horários online — estará disponível apenas pelo portal da companhia. A Vaniday programa o lançamento em breve do aplicativo, que estará disponível para o iOS, da Apple, e o Android, do Google. “Nós vemos uma oportunidade clara para oferecer uma busca mais personalizada para esses serviços e, ao mesmo tempo, para tornar os negócios desses profissionais mais acessíveis e rentáveis”, diz Legardez.

Com o lançamento da Vaniday, a Rocket Internet adiciona mais um ponto em seu mapa de negócios no mercado brasileiro. Atualmente, o portfólio da companhia no país inclui nomes como o Hellofood, a Dafiti e a Easy Táxi. Essas duas últimas empresas já estão ultrapassando fronteiras e expandindo seus serviços para outros países, especialmente na América Latina.
A expansão internacional também está no centro da estratégia da Vaniday. Embora não revele detalhes, Legardez acrescenta que o plano é lançar, em curto prazo, novas operações em outros mercados, como o europeu. Moacir Drska Leia mais em brasileconomico 30/03/2015


31 março 2015



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