26 março 2015

Fundo mineiro deve criar primeira grande empresa de instalação de painel solar no Basil

A ideia da FIR é criar uma marca dominante nesse segmento.

O fundo de investimentos FIR Capital, um dos mais importantes do país na área de investimentos tecnológicos, vai anunciar nos próximos dias um aporte na empresa SolarVolt, que faz instalação de painéis solares. O valor do negócio não foi revelado, mas a FIR passa a ser a principal acionista da companhia, fundada por Gabriel Ferreira e Alexandre Arcanjo, sócios com experiências complementares no setor da energia.

A atividade da SolarVolt é muito fragmentada no Brasil, sem nenhuma grande empresa no ramo. A ideia da FIR é justamente criar uma marca dominante nesse segmento. A SolarVolt seria também complementar ao investimento que a FIR tem no CSEM e na Sunew, que atuam na produção de painéis solares de nova geração (os chamados OPV). “A SolarVolt preenche o quebra-cabeça da energia solar no Brasil. Enquanto empresas como a Sunew fabricam os painéis, a SolarVolt é aquela que irá, de fato, ao telhado das pessoas para instalá-los”, afirma Tiago Maranhão, CEO do CSEM e a frente das iniciativas da Sunew.

A FIR é um fundo mineiro criado pelo empreendedor Guilherme Emerich, o ex-Bank of America Marcus Regueira e o ex-executivo de multinacionais David Travesso. No passado, a FIR investiu naquilo que viraria o braço de pesquisas do Google na América Latina. Hoje, o fundo é parte importante do ecossistema do chamado San Pedro Valley, uma espécie de “Vale do Silício de Belo Horizonte”.

“Existem experiências internacionais bem sucedidas com geração de energia solar em locais com muito menos irradiação”, afirma Gabriel Ferreira, da SolarVolt.  “Os lugares menos ensolarados do Brasil são pelo menos 1,4 vezes melhores do que os melhores locais da Alemanha, onde grande parte da população já se beneficia da fonte solar. O Brasil tem um aproveitamento muito desproporcional ao seu potencial gerador”, afirma.POR PEDRO CARVALHO Leia mais em epocanegocios 25/03/2015

26 março 2015



0 comentários: