16 fevereiro 2012

HSI compra 49% da Saphyr e grupos estudam projetos em shoppings

As empresas Saphyr, gestora de shoppings center, e Hemisfério Sul Investimentos (HSI), que administra fundos imobiliários, tornaram-se sócias para operar juntas no segmento de shopping centers. O anúncio deve ser feito ao mercado hoje.

A HSI, do sócio Maximo Pinheiro Lima, adquiriu 49% do controle da Saphyr, empresa de Paulo Stewart, que atua na área de planejamento, gestão e comercialização dos empreendimentos. As partes não informaram o valor da negociação.

Pelo acordo fechado, as companhias passam a dividir futuros investimentos em novos negócios, sendo que já estão previstos aportes de capital em cinco projetos de shoppings centers no país nos próximos quatro anos.

São projetos greenfield, e pelas negociações para compra de terrenos, dois estão localizados na região Norte, dois no Sudeste e um na região Nordeste. Nesses cinco projetos e no lançamento e expansão de outros dois devem ser aplicados R$ 840 milhões.

Metade desses R$ 840 milhões virá das duas companhias e a outra metade será obtido em linhas bancárias. "Concordamos que, dos novos investimentos [em empreendimentos] que compete a nós, 85% serão feitos pela HSI e 15% pela Saphyr", contou Maximo Pinheiro Lima, da HSI. "Não vemos problemas em ampliar esse caixa porque há interesse de novos aportes pelos investidores", disse Lima, também sócio da Prosperitas, fundo de private equity do setor imobiliário.

A intenção com essa associação é "manter todo o bolo de novos negócios dentro de casa", conta Paulo Stewart, presidente da Saphyr. "Teremos soma maior de recursos para ampliar a atuação em todas as etapas do processo, do gerenciamento da construção do shopping à gestão e comercialização".

Esse tipo de sociedade é uma tendência natural do mercado. As empresas tentam ganhar musculatura para que consigam controlar todas as fases que envolvem o estabelecimento de um novo negócio. Dessa forma, não precisam dividir a receita com outras empresas da área. Há cerca de um ano, Stewart começou a conversar com investidores na busca de um parceiro para o grupo.

Juntas, a Saphyr e a HSI passam a ter em seu portfolio o Shopping Jardim Guadalupe, no Rio de Janeiro, o Shopping Pátio Maceió, em Alagoas, o Shopping Via Verde, no Acre, o Spazio Ouro Verde, em Campinas (SP), e ainda em construção o Shopping de Pouso Alegre e Shopping Betim, ambos em Minas Gerais. A parceria entre Lima e Stewart começou em 2010, quando a Prosperitas, a outra empresa de Lima, se tornou sócia da Saphyr no projeto do Shopping Jardim Guadalupe.
Fonte:valor16/02/2012

16 fevereiro 2012



0 comentários: