25 agosto 2016

Governo do Catar compra 10% do emblemático Empire State

Fundo soberano do país do Oriente Médio fez um aporte de 622 milhões de dólares para ter uma fatia de um dos edifícios mais famosos do mundo

O Catar investiu 622 milhões de dólares para comprar uma fatia da Empire State Realty Trust, que controla e é responsável pela operação do Empire State, um dos arranha-céus mais emblemáticos de Nova York – e de todo o mundo. A compra dá ao fundo soberano do país – pelo qual o negócio foi feito -, o Qatar Investment Authority, uma participação de quase 10% no edifício.

O fundo soberano foi criado em 2005 para fazer crescer o dinheiro que o pequeno país do Oriente Médio levanta com a produção de petróleo. O Qatar Investment Authority também tem participações em empresas como Tiffany, Volkswagen e Credit Suisse.

O Catar será a sede da Copa do Mundo de 2022. A nação tem resistido melhor à queda do preço do petróleo que outros grandes produtores, como a Arábia Saudita, porque construiu grandes reservas de dinheiro para se proteger em tempos difíceis. A administração dos recursos também é mais fácil porque a população do país, de cerca de 2 milhões de pessoas, é relativamente pequena.

John Kessler, presidente da Empire State Realty Trust, deu aas boas vindas aos novos investidores em um comunicado, no qual descreveu o aporte como um “endosso” aos “ativos insubstituíveis”, da empresa.

A Noruega, por meio de seu fundo soberano, também está entre as acionistas da Empire State Realty Trust. A lista tem ainda a empresa de investimentos japonesa Shinko Asset Management e a australiana Resolution Capital, grande investidora do mercado imobiliário.

O Empire State fez sua oferta pública inicial de ações em 2013. A abertura de capital rendeu quase 1 bilhão de dólares. Leia mais em veja 24/08/2016

25 agosto 2016



0 comentários: