21 agosto 2016

Vinda de recursos ao Brasil depende de ajuste fiscal

Michel Temer: analistas afirmam que, após assumir presidência, interino deve focar no ajuste fiscal para organizar as contas públicas

A vinda de recursos para o Brasil não depende mais do impeachment de Dilma Rousseff, que já está basicamente precificado, e sim do avanço do ajuste fiscal, afirmam analistas ouvidos pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

Se o governo do presidente em exercício Michel Temer conseguir provar que está colocando as contas públicas em ordem, pode se beneficiar da ampla liquidez global.

O economista-chefe para América Latina do banco ING, Gustavo Rangel, argumenta que a implementação das medidas de estabilização da dívida pública não está inteiramente no preço dos ativos brasileiros, mas ele tem uma visão otimista sobre o tema.

"Acho que o mercado vai se surpreender positivamente com o que vai acontecer com a PEC dos gastos. Entendo que há espaço para entrar mais dinheiro no Brasil, principalmente em termos de 'real money'", comenta.

"Fluxo virá, mas a condição é que o lado das reformas não desaponte. O que já está no preço é um relativo sucesso dessas duas reformas combinadas (PEC do teto para os gastos públicos e Previdência), e talvez seja um otimismo um pouco exagerado", afirma o economista sênior para a América Latina do banco Standard Chartered, Ítalo Lombardi.

Mesmo o estrategista-chefe Empiricus Research, Felipe Miranda, um dos poucos defensores da tese do "tsumoney" - a entrada de um tsunami de dinheiro no País -, diz que o impeachment é uma condição necessária, mas não suficiente para garantir uma trajetória sustentável de fluxo para Brasil.

"O impeachment dispara a atração de investimentos, que vai ganhar força a cada notícia na direção de uma melhor política fiscal", diz.

Miranda argumenta que existem quase US$ 17 trilhões em liquidez no mundo aplicados em juro zero ou mesmo negativo e o Brasil, com um juro real de quase 6%, é uma oportunidade bastante atrativa.

"Ainda que fiquemos com uma fração, um milésimo dessa liquidez, para nós já é muito", afirma. Ele observa que muitos gestores ainda estão bastante subalocados em América Latina e Brasil em relação à média histórica. Mesmo com o ganho de 36% acumulado este ano, a Bovespa ainda está barata, nos cálculos do economista.

O sócio e diretor de investimento da NCH Capital para América Latina, James Gulbrandsen, é outro a afirmar que o estrangeiro nem sequer voltou com força para o mercado de ações brasileiro.

Ainda assim, Gulbrandsen reconhece a importância do avanço no ajuste fiscal. "Já temos o 'dream team' na condução da economia. O que falta agora é apenas a execução do plano econômico."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Álvaro Campos,  Karla Spotorno, do Estadão Leia mais em exame 21/08/2016

21 agosto 2016



0 comentários: