18 agosto 2016

Uber adquire Otto, startup de caminhões autônomos

Nesta quinta-feira (18), a Uber anunciou a aquisição da Otto, uma startup voltada ao desenvolvimento de caminhões autônomos. A quantia envolvida na operação não foi divulgada.

O cofundador da Otto, Anthony Levandowski, é um ex-funcionário do Google que tem trabalhado com carros autônomos há anos. Ele será o chefe da divisão responsável por direção autônoma na Uber. O departamento será responsável por englobar os negócios da Otto e também as próprias iniciativas de carros autônomos do Uber. Levandowski irá reportar suas atividades diretamente ao CEO da Uber, Travis Kalanick.

A novidade vem acompanhada do anúncio de um programa piloto público que terá carros autônomos da Uber fazendo corridas em Pittsburgh, nos Estados Unidos, ainda no final desse mês. As corridas serão realizadas por veículos semiautônomos que levarão passageiros a seu destino sob a supervisão de uma pessoa que ficará no assento do motorista.

A Uber tem expandido rapidamente sua divisão de carros autônomos, abrindo um centro avançado de tecnologia em Pittsburgh com mais de 50 engenheiros de robótica vindos do laboratório especializado da Universidade Carnegie Mellon, assim como pesquisadores de várias outras empresas.

A Otto, por outro lado, ainda é uma empresa nova. Fundada no início do ano por ex-funcionários do Google, Apple, Tesla, Cruise Automation e outras, o objetivo da startup é transformar caminhões comerciais em frotas autônomas, otimizando o custo das viagens. Ao invés de construir seus próprios caminhões, a empresa planejava criar kits de hardware para instalar em veículos já existentes.

No post anunciando a compra da Otto, Kalanich disse que a Uber irá trabalhar em três pontos principais: transporte pessoal, entregas e caminhões, com as pesquisas sendo impulsionadas pelos dados mensais adquiridos nas corridas. Via The Verge Leia mais em  corporate.canaltech 18/08/2016

18 agosto 2016



0 comentários: