03 março 2015

Cade aprova joint venture entre Ambev e Whirlpool

Ambev e Whirlpool dividirão o controle da nova empresa, tendo, cada uma, 50% de suas ações

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem nenhuma restrição, a formação de joint venture entre a cervejaria Ambev e a empresa de eletrodomésticos Whirlpool, conforme despacho da Superintendência-Geral do órgão publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A operação prevê que a Whirlpool constituirá uma empresa exclusivamente para pesquisa, desenvolvimento, produção, venda, distribuição, comercialização, importação e exportação das chamadas máquinas B.Blend, eletrodoméstico que produz diversos tipos de bebidas com a utilização de cápsulas.

Depois, Ambev e Whirlpool dividirão o controle da nova empresa, tendo, cada uma, 50% de suas ações.

Além de preparar bebidas a partir de cápsulas, as máquinas B.Blend entregam água purificada natural, fria, gelada, quente e com gás.

"A joint venture permitirá a expansão das variedades de cápsulas disponíveis para o equipamento, abrangendo, dentre outros, refrigerantes, isotônicos, chás, cafés, bebidas energéticas e sucos, bem como possivelmente cervejas e bebidas maltadas", informam as empresas em documento enviado ao Cade.

Pelo acordo, a comercialização dessas cápsulas, para uso exclusivo nas máquinas B.Blend, e de produtos correlatos ocorrerá nos mercados business to business e business to consumer dos países da América Central (exceto México), do Caribe e da América do Sul.Luci Ribeiro, do Estadão Leia mais em exame 03/03/2015
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Ambev se une à Brastemp no setor de cápsulas

A gigante das bebidas Ambev firmou uma parceria com a Whirlpool (dona de Brastemp e Consul) para entrar no projeto da B.blend, máquina na qual o consumidor conseguirá fazer até dez tipos de bebida, por meio de cápsulas, como café, suco, chá quente, chá gelado, refrigerante, frapês e energéticos. A fabricante de eletrodomésticos havia apresentado o equipamento ao mercado em agosto de 2014. Na ocasião, a parceria com a Ambev não havia sido mencionada.

Na terça-feira, 3, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a aprovação sem restrições da joint venture entre as empresas - revelando o acordo ao mercado. Segundo parecer do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), entre os propósitos da parceria estão a pesquisa, o desenvolvimento e a venda da b.Blend, assim como a comercialização das cápsulas. As regiões de interesse das empresas são América do Sul, América Central e Caribe (o México não está incluído).
O Cade também diz que a "joint venture permitirá a expansão das variedades de cápsulas". Entre os vários tipos de bebida mencionados no documento estão "possivelmente cervejas e bebidas maltadas".

A Ambev não é a única fabricante de bebidas que está apostando que os consumidores vão, em breve, desejar fazer refrigerante e outros tipos de bebida em casa e em suas próprias máquinas. No ano passado, a Coca-Cola anunciou a compra de uma fatia da americana Keurig Green Mountain, que produz máquinas e cápsulas de café, com o objetivo de criar uma máquina para bebidas geladas.
Em comunicado, Ambev e Whirlpool dizem estar "otimistas com a ampliação da parceria" e afirmam que "planejam todas as etapas para oferecer produtos que surpreendam os consumidores". As empresas já trocam figurinhas sobre inovação há um tempo. A Cervejeira Consul, geladeira especial para os apreciadores de cerveja, foi criada com base em sugestões fornecidas pela Ambev. Houve ainda uma edição limitada da geladeira, envelopada com a identidade visual da marca Skol. No rol de marcas da gigante das bebidas figuram também a Brahma e a Antarctica.

Negócio
A máquina é uma aposta na demanda por conveniência por parte do consumidor. Mas especialistas argumentam que esse tipo de máquina impõe uma mudança de hábito, já que não existe no Brasil o costume de preparar refrigerante ou energético em casa.

Os movimentos da Ambev no Brasil e da Coca-Cola no exterior mostram, no entanto, que os grandes estão vendo espaço para crescer dentro da casa do consumidor. Outro termômetro disso é a SodaStream, empresa que vendeu cerca de 4 milhões de máquinas de bebidas com gás em 2013 e cujas vendas quase quadruplicaram nos últimos quatro anos.

A máquina da Coca-Cola com a Green Mountain, que deve se chamar Keurig Cold, e a máquina da Ambev com a Whirlpool deverão chegar ao mercado no segundo semestre. Os possíveis resultados financeiros desses negócios não são vistos como grandiosos por especialistas. Para o consultor em alimentos e bebidas Adalberto Viviani, a Ambev deve considerar mais o aumento da "convivência" de suas marcas com o consumidor do que o dinheiro.

Mais do que isso, a investida da empresa mostra a disposição de testar um novo negócio, segundo Viviani. "A Ambev é a empresa líder do nosso setor de bebidas. E a obrigação do líder é partir para inovações." Whirlpool e Ambev terão, cada uma, 50% na parceria. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.Por Nayara Fraga | Estadão Leia mais em Yahoo 04/03/2015

03 março 2015



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