07 outubro 2013

Santander Espanha comprará 51% do braço financeiro do El Corte Inglés

O Santander, maior banco da Espanha, está finalizando um acordo para comprar o controle do braço financeiro da loja de departamento El Corte Inglés, disseram fontes nesta segunda-feira.

 O Santander ficaria com uma fatia de 51 por cento de um dos ativos mais lucrativos do El Corte Inglés, afirmaram duas fontes com conhecimento da operação. A varejista tem mais de 10,5 milhões de clientes que detêm o cartão da loja, e seu braço financeiro financiou 6,6 bilhões de euros (8,97 bilhões de dólares) no ano passado.

 Uma das fontes disse que a operação pode ser anunciada até mesmo na tarde desta segunda-feira. As fontes se recusaram a dizer quanto o negócio valeria.

 A unidade financeira teve receitas de 168,4 milhões de euros em 2012.

 A operação permitiria ao Santander acessar a imensa base de dados da companhia privada, oferecendo produtos de seu próprio negócio financeiro voltado aos consumidores.

 O El Corte Inglés, um nome popular na Espanha, enfrenta pressão de credores para vender ativos à medida que reestrutura 5 bilhões de euros em dívida.

 Por meio de seu cartão, a varejista empresta aos consumidores para que façam compras em sua rede de mais de 80 lojas de departamento, que vendem uma série de produtos, de roupas a alimentos, passando por eletrônicos e artigos de cozinha.

 O El Corte Inglés luta para continuar competitivo num momento em que os consumidores espanhóis procuram barganhas em meio à forte desaceleração do país.

 As vendas do varejo na Espanha caíram por 38 meses consecutivos, e o El Corte Inglés divulgou uma queda de 18 por cento no lucro líquido em 2012, para 171 milhões de euros na comparação anual, com as vendas recuando 8 por cento, para 14,5 bilhões de euros.  Reportagem de Carlos Ruano | Reuters
Fonte: Uol 07/10/2013

07 outubro 2013



0 comentários: