20 outubro 2013

Japoneses compram 30% da brasileira Ecovix-Engevix

A produtora de navios, trens e peças aeroespaciais Mitsubishi Heavy Industries e outras quatro companhias japonesas planejam investir na área de construção naval no Brasil com a compra de 30% da Ecovix-Engevix Construções Oceânicas, por 30 bilhões de ienes, até o fim deste ano, reportou o jornal japonês Nikkei na edição de domingo.

 O consórcio é formado por Mitsubishi Heavy, quinta maior empresa de construção naval do Japão; Imabari Shipbuilding, líder do mercado; Mitsubishi Corp; Namura Shipbuilding Co; e Oshima Shipbuilding. O grupo tem como objetivo melhorar a competição com a Coreia do Sul e China no lucrativo mercado de navios de exploração.

 Segundo informações do jornal, quando concluído, o acordo será o maior investimento estrangeiro da indústria japonesa de construção naval. A parceria prevê a produção de embarcações de perfuração com alto valor agregado com a expectativa de aproveitar as recentes descobertas de campos de petróleo e gás na costa brasileira.

 O jornal Nikkei ressaltou que a Ecovix-Engevix tem laços estreitos com a Petrobras e opera um grande estaleiro no Rio Grande do Sul, com produção anual de cerca de 50 bilhões de ienes.

 A Mitsubishi Heavy deve pagar metade do valor de 30 bilhões de ienes, sendo o restante dividido entre as outras quatro companhias. O consórcio espera anunciar o acordo definitivo com a Ecovix-Engevix na próxima terça-feira.

 De acordo com informações do jornal japonês, cerca de 70% da indústria global de construção naval é dominada por empresas da China e Coreia do Sul. Companhias do Japão tentam elevar a competitividade ao formar alianças com empresas de economias emergentes. Agencia Estado Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: odiario 20/10/2013


20 outubro 2013



0 comentários: