Com doze anos de existência, o MercadoLivre, especializado em comércio eletrônico, registra crescimento robusto. De janeiro a setembro de 2011 (últimos dados disponíveis), sua receita e lucro líquido avançaram quase 40% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para alcançar tal resultado, a companhia concentrou esforços em adaptações tecnológicas - alvo da maior parcela de seus investimentos. Com isso, espera crescer entre 25% e 30% ao ano.
No segundo semestre de 2011, o MercadoLivre lançou versões móveis de sua plataforma de comércio eletrônico para aparelhos Blackberry, iPhone, Nokia e para o sistema operacional Android. A unidade móvel já representa 3% de seu tráfego total. A empresa também anunciou a abertura da interface de sua plataforma, que deve se tornar pública este ano.
Ao abrir a interface, a empresa permite que profissionais independentes criem serviços para o site, assim como é possível criar diferentes aplicativos para o Facebook, por exemplo.
Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre no Brasil, espera, por exemplo, que a novidade traga grandes varejistas para vender no site. A abertura da interface facilita a integração entre as lojas virtuais próprias e a vitrine no MercadoLivre. "O grande lojista quer ser multicanal, e o MercadoLivre vai passar a ser um canal para médios e grandes varejistas", diz. A plataforma também favorece a aproximação com redes sociais.
Seguindo a tendência no mercado de comércio eletrônico, a empresa vai investir na segmentação do site. Os vendedores poderão personalizar os anúncios de acordo com a categoria de produto. "Existe um potencial para que moda cresça muito no comércio eletrônico, e a gente tem que melhorar o nosso produto para esse segmento", diz Stelleo Tolda, vice-presidente de operações da empresa.
Entre os 13 países onde o MercadoLivre, o Brasil é o maior mercado do, responsável por 60% da receita. Em 2012, a empresa terá um centro de desenvolvimento de tecnologia no país. Hoje 23 desenvolvedores e programadores trabalham no escritório em Alphaville, aos quais se somarão cerca de 20 até o fim do ano. Em agosto, também foi anunciada a abertura de um escritório na região do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Nos nove primeiros meses de 2011, o lucro líquido do MercadoLivre foi de US$ 55,2 milhões, alta de 37,7% ante um ano antes. O resultado é muito próximo ao registrado em todo 2010: US$ 56 milhões. O faturamento de janeiro a setembro de 2011 foi de US$ 212 milhões, um avanço de 38%. O volume de vendas aumentou 41,1%, somando US$ 3,369 bilhões. Por Adriana Meyge
Fonte:Valor06:01:2012
06 janeiro 2012
MercadoLivre concentra investimento em tecnologia
sexta-feira, janeiro 06, 2012
Plano de Negócio, Tese Investimento, TI, Transações MA
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Ruy Moura
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