09 setembro 2011

Brasileira Shoes4you inaugura clube de compras para sapatos

Se Carrie Bradshaw, protagonista da série Sex and the City, fosse brasileira, provavelmente ficaria alvoroçada com a proposta de uma "startup" que começa a operar neste mês. A Shoes4you, empresa nascente de comércio eletrônico, traz para o segmento de varejo de sapatos femininos o conceito de clube de compras.

Por uma mensalidade, as consumidoras podem retirar um par de sapatos por mês das coleções disponíveis no site, que serão desenvolvidas por cinco estilistas brasileiros, cujos nomes ainda são mantidos em sigilo. As internautas também têm a opção de pular uma mensalidade se não quiserem um sapato naquele mês, ou guardar o valor como um cupom para compra no futuro.

A proposta de venda de sapatos por internet não é nova. No Brasil, empresas como Dafiti, Netshoes e Shoestock dedicam-se ao comércio desses produtos na internet. Mas a proposta de formar um clube de compras atraiu a atenção de fundos de investimento americanos que ainda não haviam entrado no mercado brasileiro.

Entre os investidores estão o Accel Partners, que também é sócio-investidor de grandes companhias como Facebook, Groupon e Comscore; o Redpoint Ventures, sócio da Netflix e da Viajanet; e o Flybridge Capital Partners, que detém participação nas companhias Zing e Open English. "São fundos que já investiam em companhias de internet, mas sempre com foco no mercado americano", observa Olivier Grinda, sócio-fundador e presidente da Shoes4you.

Esses fundos já buscavam oportunidades de negócios no Brasil há cerca de dois anos. "Os fundos entram sem previsão de saída, mas com um objetivo bem claro, de tornar esse serviço uma referência no país", diz Grinda. O valor investido por esses fundos na empresa é mantido em sigilo. O executivo diz apenas que o aporte inicial foi de "alguns milhões de dólares".

Também participam como sócios a empresa espanhola IG Expansión e os investidores individuais Olivier Grinda (sócio do BrandsClub e do ClickOn), Fabrice Grinda (co-fundador da OLX), Carlos Martin e Jose Marin (co-fundadores da IG Expansión).

Grinda afirma que a decisão de criar um clube de compras de sapatos femininos não se deve apenas ao fato de mulheres comprarem mais que os homens. Parte do público feminino também compra mais sapatos por internet, diz. Segundo estudo da consultoria e-bit, há quatro anos, as vendas de sapatos, roupas e outros acessórios na web estavam abaixo da 20ª colocação no ranking de produtos mais vendidos. Atualmente, eles ocupam a 6ª posição e respondem por 6% da receita anual do comércio eletrônico no Brasil.

A oferta de sapatos será personalizada, afirma Grinda. As consumidoras cadastram-se no site e respondem a um questionário para que a empresa possa traçar o seu perfil de compra. "Trabalhamos inicialmente com dez perfis de consumo para cada coleção de sapatos", afirma o executivo.

O empresário não divulga estimativa de vendas para este ano. Em 2012, diz, a empresa tem por meta vender 50 mil pares. "Futuramente, serão incluídas coleções de bolsas e joias", acrescenta. Os calçados, embora sejam desenhados por estilistas, levarão a marca Shoes4you e serão fabricados por indústrias terceirizadas da região de Novo Hamburgo (RS). A distribuição será pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

09 setembro 2011



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