20 setembro 2011

Starbucks tem US$ 2 bilhões para investir no Brasil

Após focar todos os seus esforços no mercado asiático, a Starbucks mudou um pouco a estratégia e afirmou, nesta segunda-feira, que quer abrir novas lojas no Brasil e outros países da América Latina.

Em entrevista à agência de notícias Bloomberg, Howard Schultz, presidente da rede de cafeteria, afirmou que a Starbucks tem cerca de 2 bilhões de dólares para investir e buscar oportunidades. “Estamos analisando onde estão as oportunidades, especialmente no Brasil. Estamos monitorando isso atentamente”, disse o executivo.

Schultz também chegou a dizer que o crescimento, pela primeira vez na história da rede, pode se dar por meio de aquisições. “Pode ser interessante para a Starbucks comprar outras companhias”, disse à Bloomberg.

Não é a primeira vez que o executivo afirma que o Brasil e outros países emergentes estão no radar da companhia. Recentemente, em entrevista à revista alemã, Der Spiegel, ele citou o Brasil como região de grande oportunidade para abertura de novas lojas.

Há pouco mais de um ano, a Stabucks Corporation comprou 100% das operações da Starbucks Brasil. A operação tinha como objetivo ampliar os negócios da rede no mercado brasileiros.

Desde 2006 no Brasil, a rede de cafeteria soma mais de 20 lojas em algumas cidades brasileirasl. Schultz não informou quantas unidades pretende inaugurar nos próximos anos no país. Sabe-se, no entanto, que, na China, até 2015, a Starbucks terá 1.500 lojas.

Hoje, 20% da receita da rede de cafeteria vêm das operações fora do mercado americano. No terceiro trimestre do ano, a Starbucks somou faturamento de 2,9 bilhões de dólares, 12% a mais na comparação com o mesmo período de 2010. O lucro da companhia cresceu 34%, atingindo 279 milhões de dólares
Atualmente, a Starbucks possui cerca de 17.000 lojas em todo o mundo. Dessas, 11.000 estão nos Estados Unidos.
Fonte:Exame20/09/2011

20 setembro 2011



0 comentários: