29 julho 2020

Rapicare quer ser o SaaS dos suprimentos médicos

Há trocentas healthtechs tentando botar de pé o Ovo de Colombo: um plano de saúde mais barato e eficiente.

Mas a Rapicare não é dessas.

Fundada pouco antes da pandemia, a startup quer resolver outro problema da saúde: a ineficiência da cadeia de suprimentos médicos. 

Pequenas clínicas e laboratórios costumam sofrer de duas formas na hora de comprar medicamentos, luvas e máscaras: além de pagar mais caro por não ter escala, não conseguem comprar tudo de um só fornecedor, e acabam gastando horas recebendo e pagando vendedores.

Agora, “a covid escancarou a fragilidade dessa cadeia,” Raphael Gordilho, o médico que cofundou a Rapicare, disse ao Brazil Journal. “Num mercado estável já é difícil para as PMEs. Na crise, elas não têm poder de barganha e sofrem com a falta de produtos. O preço também subiu muito porque boa parte dos insumos são importados.”

Para resolver o problema, a Rapicare criou uma plataforma que usa inteligência artificial para digitalizar o processo de cotação e compra dos suprimentos médicos.  A plataforma também faz a gestão de toda a parte logística, permitindo que as clínicas recebam os produtos de forma eficiente. (Até hoje, boa parte dessas empresas faz isso na base do telefone e Excel.)

Em seis meses, a Rapicare já atende 47 clínicas e laboratórios (de 10 clientes), além de duas empresas de homecare com cerca de mil pacientes somados. Mais de 30 fornecedores estão plugados na plataforma.

A Rapicare acaba de levantar R$ 5 milhões em seed money com a Canary, a Norte Ventures, e cofundadores do iFood, da Creditas e da Loggi. 

Gordilho já empreendeu antes. Junto com Vitor Asseituno (hoje à frente da Sami), fundou uma empresa de eventos médicos que depois foi vendida para a Informa Markets, uma gigante inglesa do setor. 

Os outros fundadores são André Iaconelli, que trabalhou no Barclays e Citi e depois no Burger King na Europa; Enrique Garcia-Muniz, ex-executivo da GE Healthcare e da Honeywell; e Filipe Boldo, que fundou uma software house que atendia os principais veículos de comunicação do Sul. 

Apesar de intermediar as transações, a Rapicare quer se posicionar como uma empresa de SaaS — e não como marketplace. 

Ela cobra uma assinatura mensal, que as clínicas e laboratórios pagam para ter acesso a plataforma. Depois, cobra uma taxa cada vez que elas fecham algum negócio dentro do ecossistema.  

O modelo se assemelha ao da Bionexo, uma investida da Prisma Capital e Temasek que também opera num modelo de SaaS. A Bionexo cobra uma mensalidade das empresas e fornecedores que querem ter acesso a comunidade, oferecendo uma série de ferramentas de gestão adicionais. As clínicas e laboratórios podem escolher se .....   by Pedro Arbex / Leia mais em braziljournal 16/07/2020





29 julho 2020



0 comentários: