31 julho 2020

Fleury e Sabin investem na Prontmed — it’s all about data

No final dos anos 90, Wang Sen Feng — um chinês de Taiwan que emigrou para São Paulo aos 14 anos e se especializou em TI — recebeu um convite para criar um prontuário eletrônico para a área de reumatologia do Hospital das Clínicas, que até então fazia tudo no papel. 

O projeto deu certo, outras áreas do hospital adotaram a tecnologia e Wang transformou a ideia num negócio.

Hoje, a Prontmed é usada por cerca de 7 mil médicos em todo o Brasil e já registrou mais de 10 milhões de atendimentos — acumulando uma base de dados estruturados de mais de 2 milhões de pacientes. 

Agora, a startup acaba de receber uma rodada Série B liderada por dois dos maiores laboratórios do Brasil: o Fleury e o Sabin, que compraram 18% e 12% da empresa, respectivamente. 

No entender dos laboratórios, o prontuário eletrônico da Prontmed se diferencia dos concorrentes por se adequar às necessidades de cada especialidade médica, com usabilidade e interface que facilitam o input de informações. 

“Para dar a melhor experiência você precisa entender a fundo a cabeça e necessidade dos médicos e profissionais de saúde,” Lasse Koivisto, o outro sócio e CEO da Prontmed, disse ao Brazil Journal. “Conseguimos isso porque passamos 20 anos aprendendo junto com o HC o que cada especialidade precisa.”

Os recursos da rodada serão usados para expandir a base de usuários e lançar um novo produto: um sistema de ‘clinical decision support’ que será plugado à plataforma. 

A ideia é cruzar os dados que os profissionais colocam no prontuário com os protocolos de evidência e melhores práticas de instituições de renome. “Com base nisso, o sistema vai poder dar recomendações em tempo real do que o profissional pode fazer em cada situação,” diz Lasse.

A parceria com o Fleury e o Sabin também faz parte de um esforço mais amplo da startup de se posicionar como uma provedora de dados estruturados — e não apenas um prontuário eletrônico. 

Com clientes como o Hospital das Clínicas, Sírio Libanês, ECare e a Sociedade Paulista de Ginecologia e Obstetrícia (que oferece o prontuário de graça para seus associados), a Prontmed pode usar sua base massiva de dados para ajudá-los, por exemplo, a melhorar o atendimento e reduzir desperdícios. 

“Na medicina baseada em valor você precisa de um volume imenso de dados para tomar a melhor decisão. No Brasil, ainda estamos longe de ter isso... a saúde continua pouco integrada,” diz Lasse. 

Para ganhar escala, a Prontmed quer entrar em outros segmentos da saúde. Hoje ela atua apenas na atenção primária e secundária, mas já estuda mercados como o de medicina ocupacional e home care. A meta de Lasse: chegar a 30 mil médicos nos próximos cinco anos. 

Esta é a terceira captação da Prontmed. Em 2013, a startup fez uma rodada com a E.Bricks, 500 Startups e investidores-anjo como Romero Rodrigues, o fundador do Buscapé e hoje sócio da Redpoint eVentures, e Hyung Mo Sung, o ex-CEO da Zurich Seguros. Cinco anos depois, fez uma rodada bridge com os mesmos investidores para se preparar para o Series B.  ... by Pedro Arbex / Leia mais em Brazil Journal 30/07/2020

31 julho 2020



0 comentários: