29 julho 2020

O mercado de TI crescerá 10% em 2020

A constatação vem da pesquisa que a ADVANCE faz trimestralmente para identificar a percepção dos empresários de TI com o momento de mercado. Na pesquisa feita em Julho de 2020 os empresários de TI se mostraram extremamente otimistas.
Os empresários reportaram um crescimento de 7,5% no primeiro semestre de 2020 puxados, claramente, por um excelente primeiro trimestre. 
Março de 2020 mudou, de maneira rápida e drástica, a nossa realidade. O mercado tomou um "susto" e parou de consumir, estabelecendo como meta a preservação do caixa. Duas semanas depois as empresas começaram a perceber que crise seria bem mais longa do que 14 dias. Tiveram que, rapidamente, melhorar sua infra-estrutura de tecnologia para permitir trabalho remoto e vendas através da Internet. Depois de mais dois meses as empresas começaram a consumir tecnologia para fazer a transformação digital e minimizar os impactos da crise. O resultado aparece no otimismo de quem vende tecnologia.
A crise atingiu o mercado de TI no segundo trimestre que, historicamente, é o trimestre mais fraco no ano, portanto, o impacto da crise foi bem menor do que em outros segmentos de mercado. Historicamente temos um terceiro trimestre bom e um quarto trimestre muito forte, portanto, temos grandes chances de recuperação.
Os empresários de TI estimam um crescimento de 11,8% para 2020. Empresas de Infraestrutura como serviço (IaaS) e Software como serviço (SaaS) estimam crescer mais de 20%. Empresas de Marketing Digital estimam crescer mais de 15%. As empresas de hardware estimam um ano muito complicado com ligeira retração de vendas. 
A ADVANCE acha que pode haver um pouco de exagero neste otimismo, mas acredita que fecharemos o ano com 10% de crescimento, o que é um crescimento EXUBERANTE comparado com a retração de 6% a 8% previsto para o PIB Brasileiro. 
A crise sempre aflora o efeito da polarização, ou seja, de um lado temos empresas indo muito bem e de outro empresas indo muito mal. O dinheiro muda de mãos. Foi assim na crise do subprime em 2008 e 2009, foi assim na crise Dilma de 2015 e 2016, e está acontecendo novamente agora. 
No primeiro semestre de 2020 tivemos 22% das empresas de TI demitindo colaboradores, 34% reduzindo investimentos em marketing e 21% reduzindo investimentos em vendas. Só que tivemos também, 23% das empresas contratando, 25% aumentando os investimentos em marketing e 27% aumentando os ... Leia mais em Advance Consulting  29/07/2020

29 julho 2020



0 comentários: