08 julho 2020

Empresas correm com balanços e ao menos 10 Ipos podem ocorrer em setembro-

Na última semana, um grupo de empresas começou a correr junto com seus auditores para fechar o balanço do segundo trimestre do ano, aquele cheio de cicatrizes provocadas pela pandemia da covid-19. O demonstrativo financeiro atualizado é um dos documentos que as candidatas a estrearem na bolsa de valores brasileira em setembro ou outubro precisam ter em mãos para seguir com os trâmites burocráticos. Depois que a crise colocou em março mais de duas dezenas de ofertas iniciais de ações (IPOs, na sigla em inglês) na gaveta, a ampla liquidez dos mercados globais e o crescente apetite dos investidores por ativos de maior risco, tal qual ações, está fazendo com que a fila de ofertas comece a andar em um ritmo acelerado, com mais de dez estreias programadas para a próxima janela – número que pode subir. 

Para o segundo semestre como um todo, entre IPOs e ofertas subsequentes, estão na fila de 30 a 50 ofertas de ações...

Para setembro, são aguardados nomes como a rede varejista Quero-Quero, Grupo Soma, Petz, You Inc, que já estavam com os pedidos para a realização de um IPO feito junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas outras candidatas engrossaram a fila, como a rede de farmácias Pague Menos, banco BR Partners, a d1000, da Profarma. 

Em meio à pandemia, Estapar e a fabricante de ouro Aura Minerals já abriram capital. Nesta semana também será a vez da Ambipar, empresa de gestão ambiental que atua no Brasil e exterior. No fim do mês a Riva9, da Direcional Engenharia, faz seu debute na bolsa brasileira. As demais decidiram esperar o fechamento dos dados do intervalo de abril a junho para lançarem suas ofertas.....

O presidente do Morgan Stanley no Brasil, Alessandro Zema, afirma que após essa janela, novembro, dezembro e o início de 2021 também prometem ser aquecidos. Nessa primeira leva de IPOs, prevê, virão as companhias que já estavam mais preparadas, mas outras já estão com a mão na massa para buscarem recursos na bolsa. “O processo de um IPO dura cerca de quatro meses então é possível que algumas ofertas que não puderem vir em setembro ou outubro venham um pouco depois”, destaca o executivo.

Antes dos IPOs, as ofertas subsequentes, os follow ons, ganharam ritmo desde maio, Já emitiram ações na B3 para colocar dinheiro em caixa Via Varejo, Centauro e, BTG Pactual. Já lançaram oferta, ainda, a Lojas Americanas e JHSF, emissões que serão concluídas ainda neste mês... Leia mais em  Broadcast.estadao  07/07/2020



08 julho 2020



0 comentários: