30 maio 2020

Vertex adquire participação na brasileira Systax e assume a liderança em automação fiscal no Brasil

A Vertex, americana líder mundial em automação fiscal adquiriu participação na Systax, empresa líder no segmento no Brasil. Com a aquisição, a Vertex assume a liderança em automação fiscal no Brasil, considerado o país mais complexo do mundo em regras fiscais.

A Vertex é pioneira em automação fiscal no mundo com mais de 1.000 funcionários, atendendo 60% das empresas da lista Fortune 500 e aproximadamente 5.000 clientes globais com maior concentração nos EUA e Europa, no Brasil, a presença da gigante fiscal ainda era tímida.

A Systax é pioneira em automação fiscal no Brasil, possuindo tecnologia de ponta e a maior base de regras fiscais do país com aproximadamente 20 milhões de regras automatizadas em sua base de dados.

A empresa desenvolveu um plugin que é integrado a mais de 40 ERPs, incluindo os maiores como SAP, o que permite que as alíquotas e créditos tributários das empresas possam ser automatizadas por meio da solução Systax, que inclui, além da base de regras fiscais, um motor de cálculo.

A compra foi estratégica para a Vertex, que já era líder mundial no setor, já que o Brasil é o ambiente mais complexo em regras tributárias do mundo, então não bastava ter a tecnologia líder global, também era necessário construir a base de regras fiscais de maneira automatizada e eficiente para o regime Brasileiro, e isto a Systax ofereceu, pontuou Mario Lotufo, sócio fundador da Mentor International, boutique de M&A americana que, juntamente com a ATL CAPITAL, assessorou a Vertex na aquisição da empresa brasileira.

Fabio Pagliuso, da ATL CAPITAL, declarou que realizaram um trabalho exaustivo de mapeamento do mercado brasileiro e de fato constataram que a Systax era a líder no Brasil neste segmento, “as demais companhias não demonstraram possuir uma base de regras fiscais tão desenvolvida como a da Systax e sua tecnologia também se mostrou um diferencial. Em conjunto com a Vertex, afunilamos e validamos tudo, tecnologia, base de regras, motor de cálculo, posicionamento no mercado e, também, de maneira crucial, a equipe comandada pelo Jerson (CEO da Systax). Os valores e termos da transação não foram divulgados. ... Leia mais em Vertex 30/05/2020



30 maio 2020