27 maio 2020

Privatização da Copasa é improvável, avaliam analistas da XP e do BTG

Com a perspectiva negativa, a XP Investimentos manteve sua recomendação neutra, enquanto o BTG recomenda compra

A XP Investimentos e o BTG Pactual avaliam a privatização da Copasa (CSMG3) como improvável, de acordo com os relatórios divulgados ao mercado nesta quarta-feira (27).

A análise veio após a notícia divulgada na terça-feira de que o Conselho Mineiro de Desestatização autorizou o BNDES a realizar consulta ao mercado visando à contratação de serviços para estruturar e implementar o processo de privatização da companhia.

Para a XP, existem alguns motivos para o negócio não acontecer. De acordo com os analistas, qualquer conversa sobre privatização no setor sem a aprovação do Novo marco Regulatório de Serviços de Saneamento Básico (PL 4162/2019) não passa de especulação.

Em segundo lugar, é necessária a alteração da Constituição Estadual de Minas Gerais para viabilizar processos de privatização de estatais em Minas Gerais, o que não deve ocorrer por falta de articulação política, de acordo com eles.

O BTG Pactual também acredita que o processo é muito desafiador, já seriam necessárias alterações na constituição, que demandam a aprovação de 60% da assembleia legislativa de Minas Gerais, o que se mostra um desafio.

Os analistas Joao Pimentel e Fillipe Andrade também apontaram que a venda da companhia ajudaria a situação fiscal do estado, mas não seria suficiente para aliviar o déficit.

Com a perspectiva negativa, a XP Investimentos manteve sua recomendação neutra para as ações da companhia. Já o BTG continuou com recomendando a compra dos ativos, com preço-alvo de R$ 56 por ação. Por Vitória Fernandes .. Leia mais em moneytimes 2/05/2020


27 maio 2020



0 comentários: