28 maio 2020

Coinbase adquire corretora Tagomi após meses de especulação

A aquisição da Tagomi ajudará a Coinbase a solidificar sua dominância com serviços completos ao mercado cripto

Coinbase adquiriu a prime broker cripto Tagomi após meses de especulação sobre o acordo.
Segundo duas fontes, o acordo — anunciado nesta quarta-feira (27) — é avaliado entre US$ 70 e US$ 100 milhões.

Representa uma das maiores aquisições da Coinbase até hoje e ajudará a completar os serviços institucionais da corretora, que fornece serviços profissionais de negociação e custódia. Aparentemente, o acordo estava sendo negociado desde novembro.

Na época, Tagomi estava em negociação com outras corretoras, incluindo Binance, de acordo com uma fonte.

O acordo entre Coinbase e Tagomi ainda precisa de aprovação regulatória. Espera-se que ocorra no fim de 2020 e, quando for adquirida, Tagomi entra para a lista de mais de uma dúzia de empresas adquiridas pela Coinbase.

Aquisições e contratações da Coinbase

Lançada em 2018, Tagomi abalou o mercado cripto como uma “prime broker” ambiciosa. No mundo da negociação de ações, tais intermediários fornecem serviços que permitem a investidores negociarem, de forma ininterrupta, em plataformas do mercado.

De início, a empresa foi pioneira na capacidade de fornecer o melhor preço disponível no mercado (do inglês “best-execution”).

A empresa tem Pantera Capital, Digital Currency Group (DCG) e Founders Fund de Peter Thiel dentre seus investidores. Foi liderada pelos CEOs Jennifer Campbell, ex-analista do Union Square Ventures (USV), e Greg Tusar, antigo sócio da Goldman Sachs.


Desde seu lançamento, Tagomi continuou a expandir o número de corretoras e mesas de negociação de mercado de balcão (OTC) disponíveis enquanto acrescentava novos serviços, como a capacidade de vender criptomoedas a descoberto.

Em relação à Coinbase, a aquisição vem em um momento em que a empresa está expandindo sua própria oferta institucional. Recentemente, a corretora contratou um antigo executivo da Barclays para criar um novo negócio e atrair clientes de Wall Street.

A contratação veio após um caminho turbulento para o departamento institucional da Coinbase, que esteve considerando a ideia de criar uma “prime broker” desde 2018.

A aquisição da Tagomi aproxima a Coinbase da criação de uma prime broker de grande escala.

Casamento perfeito
Especialistas da indústria afirmam que a combinação pode ser perfeita.

Para criar uma prime broker adequada, Tagomi precisaria de um maior balanço patrimonial, algo que a Coinbase tem. Enquanto isso, Tagomi fornece à Coinbase mais especialização sobre a estrutura de mercado e a capacidade de clientes executarem uma negociação com o melhor preço.

“Elas se complementam muito bem”, afirmou Marc Bhargava, um dos cofundadores da Tagomi. “[A Coinbase] possui um incrível balanço patrimonial e uma ótima oferta de custódia, além de um ótimo histórico.”

O desenvolvimento vem para abalar o mercado de corretagem... leia mais em moneytimes 27/05/2020

28 maio 2020



0 comentários: