31 agosto 2015

IBM transforma Internet das Coisas em investimento estratégico bilionário

Companhia decidiu investir US$ 3 bilhões e contratar 2 mil funcionários para trabalhar na sua nova divisão de negócios de IoT

Um estudo divulgado pela empresa de pesquisas Strategy Analitics (SA) sobre a IBM e o mercado de Internet das Coisas (IoT) mostra que a companhia já investiu mais de 10 bilhões de dólares para alavancar seus esforços estratégicos entrelaçando IoT, Cloud Computing e analytics e tornar-se um player relevante nesse mercado.

Além da companhia ter decidido investir US$ 3 bilhões e contratar 2 mil funcionários para sua nova divisão de negócios de IoT, o estudo cita também investimentos contínuos em P&D, que envolvem aumento da participação dos seus 13 centros de pesquisa globais, e parcerias de alto nível com fornecedores de soluções, como o caso da aliança Mobile First com a Apple para um grande número de verticais.

O estudo aponta ações da IBM em quatro grandes frentes para a IoT:

  • - Dispositivos e Redes: infraestrutura de hardware, networking e sistemas operacionais;.
  • - Plataformas: ofertas de tecnologia para construir e gerenciar soluções de IoT. APIs de programação para desenvolvimento de software.
  • - Aplicações e Soluções: recursos combinados de segurança e serviços para soluções específicas de IoT visando diminuir a complexidade e reduzir riscos.
  • - Transformações específicas de indústria: por meio de ofertas de pacotes incluindo consultoria estratégica e mudança de processos de negócio;

"A IBM está usando recursos consideráveis para acelerar a instalação de IoT em um grande número de verticais", diz Laura DiDio, diretora de pesquisa corporativa e consultoria em IoT da SA. "A Big Blue também está assegurando colaboração muito próxima entre suas diferentes unidades de negócio: Analytics; Systems and Technology (STG); a unidade de negócios Watson e seus grupos de Cloud e Services para facilitar a transição", diz a pesquisadora.

Para o diretor executivo de IoT e mobilidade da SA, Andrew Brown, "as iniciativas de IoT da IBM revelam o valor para os negócios e as tecnologias que as empresas podem derivar do uso de IoT e Analytics: redução de custos, desenvolvimento de novos serviços; aumento da competitividade e aumento da eficiência dos processos de negócio".

O estudo completo pode ser comprado online no site da Strategy Analytics, que é especializada em inteligência de mercado nas áreas de eletrônica automotiva, mobilidade, consumidores digitais, wireless e tecnologias emergentes. Silvia Bassi Leia mais em computerworld 28/08/2015

31 agosto 2015



0 comentários: