31 agosto 2015

Hedge funds abandonam a Alibaba por rival de menor tamanho que cresce o dobro de rápido

Há menos de um ano, os investidores saíam correndo para pegar ações da Alibaba Group Holding Ltd. quando a maior empresa de comércio eletrônico da Ásia fez sua estreia recorde na Bolsa de Nova York. Agora, a confiança está mudando, pois a JD.com Inc., sua concorrente de menor tamanho, está se convertendo na favorita dos hedge funds.

Os hedge funds engrossaram suas posses na JD.com de 1,2 por cento no terceiro trimestre do ano passado para 18 por cento no final de junho, segundo dados em fatos relevantes compilados pela Bloomberg. Eles reduziram seus investimentos na Alibaba em mais de um terço, para cerca de 3,1 por cento durante o período. Os recibos depositários americanos (ADR, na sigla em inglês) da JD.com avançaram 41 por cento desde que foram registrados em Nova York em maio de 2014, e a Alibaba ganhou 3 por cento em relação ao nível na sua abertura de capital em setembro, depois de chegar a crescer 75 por cento e quebrar um recorde em novembro.

Os investidores em busca de exposição ao maior conjunto de usuários de internet do mundo estão apostando que a capacidade da JD.com de oferecer produtos de maior qualidade por meio do seu modelo de entrega direta ajudará a companhia a manter uma taxa mais rápida de crescimento. Embora a Alibaba ainda domine com o maior valor total de transações em todas suas plataformas, a JD.com vem impulsionando suas vendas a um ritmo de mais que o dobro daquele da sua rival neste ano, diminuindo a brecha entre suas participações no mercado.

"Elas têm modelos de negócios muito diferentes e a JD.com está crescendo muito mais rapidamente", disse Gabriel Wallach, fundador da North Grove Capital em Boston, que investe em ações chinesas, em entrevista por telefone na sexta-feira. Sua empresa é dona de ações da Alibaba e da JD.com. Os hedge funds preferem esta pela sua taxa de expansão, sua capacidade de cumprir com os lucros trimestrais prometidos e seu "modelo mais limpo de comércio eletrônico", disse ele.

Modelo de negócios

A JD.com opera um modelo de negócios similar ao da Amazon.com Inc. nos EUA, vendendo e entregando bens diretamente aos clientes, o qual permite à empresa controlar a qualidade e os embarques. A Alibaba obtém a maior parte dos seus ganhos de comerciantes que pagam para usar suas plataformas de mercado para chegar aos compradores, imitando a forma de operar da EBay Inc., com sede em San Jose, Califórnia.

O volume bruto de mercadorias da JD.com, uma medição utilizada pelos varejistas on-line para calcular o valor total das vendas feitas nas suas plataformas, saltou 89 por cento no primeiro semestre de 2015 em relação há um ano, para 202 bilhões de yuan (US$ 31,5 bilhões). O da Alibaba cresceu 37 por cento, para 1,3 trilhão de yuan, segundo declarações de lucros. A receita da JD.com para o ano completo subiu 66 por cento em 2014, e a da Alibaba se expandiu 46 por cento no seu último ano fiscal.

Relatório

Um relatório publicado por uma agência do governo chinês em janeiro que disse que a Alibaba não conseguiu eliminar os bens falsificados nas suas plataformas causou preocupação com que a monitoração insuficiente pela companhia das transações feitas por varejistas nos seus sites possa dificultar o crescimento das aquisições dos clientes, o que levou o presidente Jack Ma a se comprometer a redobrar os esforços contra as falsificações.

As receitas da JD.com superaram as projeções dos analistas nos últimos quatro trimestres, ao passo que as vendas da Alibaba ficaram aquém das estimativas em dois trimestres do período e a empresa informou o crescimento mais lento em pelo menos três anos para o trimestre finalizado em junho. Os analistas projetam que as vendas da JD.com aumentem 53 por cento no terceiro trimestre e predizem um ganho de 29 por cento.

"Os investidores dos EUA com boa memória se lembram de que a EBay era a líder do mercado até que a Amazon combinou as divisões de mercado e entrega direta para superá-la", disse por e-mail Gil Luria, analista da Wedbush Securities Inc. em Los Angeles, em 19 de agosto. "Se a coisa se der de forma similar na China, a JD seria a melhor aposta". Título em inglês: 'Hedge Funds Dump Alibaba for Smaller Rival Growing Twice as Fast'   Belinda Cao   (Bloomberg) - Leia mais em  Bol.UOL 31/08/2015


31 agosto 2015



0 comentários: