26 agosto 2015

Geração Futuro compra prateleira virtual de seguros

A corretora Geração Futuro acaba de ampliar sua atuação on-line por meio da compra da EscolherSeguro, plataforma virtual que oferece produtos de 24 seguradoras. O plano é aproveitar uma sinergia nos negócios, de tal forma que os clientes apliquem o patrimônio e garantam proteções na mesma casa.

A Geração Futuro tem hoje 200 mil investidores cadastrados, segundo o sócio-fundador, Eduardo Moreira, e a EscolherSeguro, 10 mil clientes ativos. O valor da aquisição não foi divulgado.

A venda ainda restrita de seguros pela internet foi um dos fatores que animou Moreira a fazer a aquisição. "Conseguir migrar uma boa parte do seguro feito de forma tradicional para o on-line, que é mais barato e prático, já mais que compensa a desaceleração da economia", considera.

Até a crise, diz Moreira, pode jogar a favor. "As pessoas passam a ficar mais preocupadas em proteger o que têm", diz. Por outro lado, ressalva, elas ficam mais sensíveis a preço. Essa conjuntura, somada à venda on-line, em que o cliente é mais acostumado a comparar preços, empurra para um modelo de preços baixos, que a Geração Futuro pretende perseguir no novo negócio. Outra variável vista como chave na operação virtual é a velocidade de entrega das cotações.

Os sócios da Geração Futuro estudavam montar uma corretora de seguros há um ano. A demanda do próprio Brasil Plural, dono da Geração Futuro, como em seguro saúde de funcionários e contra incêndio no caso de escritórios, aponta Moreira, ajudavam a sustentar a ideia. Os sócios chegaram a avaliar o modelo de parceria com uma corretora de seguros, mas acharam pouco atraente entregar a base de clientes a outra casa. "Daríamos o que temos de mais valioso para outra empresa", afirma.

A preocupação com o pós-venda atraiu a Geração Futuro para a EscolherSeguro. O fundador, o holandês Pieter Lekkerkerk, que chegou ao Brasil como analista de riscos da McKinsey, desenvolveu uma logística de acompanhar o cliente e tentar garantir a próxima renovação. As negociações entre as duas empresas duraram três meses.

Hoje 90% dos produtos vendidos pela plataforma são seguros para carros, mas a ideia é ampliar o mix, inclusive com inovações. Do histórico como sócio do Banco Pactual, com atuação na tesouraria, Moreira diz trazer algumas ideias de integração entre modalidades de seguros e outros produtos financeiros, como fundos de investimento, mais comuns no exterior.

A ideia é também oferecer benefícios a clientes da corretora, como um seguro contra incêndio gratuito para investidores que aplicam grande volume de recursos por meio da casa. A Geração Futuro tem investido nessa linha de benefícios, como por meio do PiggyPeg, uma espécie de programa de fidelidade que funciona em um aplicativo para celular. A ferramenta e os cursos de educação financeira ajudaram a dobrar o número de clientes cadastrados desde o ano passado, conta Moreira.

A marca da EscolherSeguro será mantida. A equipe mudou-se para o escritório da Geração Futuro, que contratou alguns funcionários adicionais, chegando a 20. Lekkerkerk continua no comando da plataforma de seguros. O gerente de desenvolvimento de negócios da Geração Futuro, Luiz Garcia, foi deslocado para a função de diretor operacional. Moreira e Evandro Pereira, presidente da Geração Futuro e sócio do Brasil Plural, vão fazer parte do comitê executivo do novo negócio. Fonte: Valor Econômico Leia mais em seguros-se 26/08/2015


26 agosto 2015



0 comentários: