Pela primeira vez na história, a sociedade está à frente do mundo corporativo. Historicamente, grandes usos como telefone, telex e até celular iniciaram-se primeiramente nas empresas. Com as redes sociais, o processo é inverso, pois elas estão no dia a dia dos jovens. Mas e as empresas, estão preparadas para as redes sociais? “Hoje, a informação está ao nosso redor, o que temos que fazer é nos estruturar para capturar essa informação. A nova geração, representada por nossos filhos e netos, estará nas empresas daqui a cinco ou 10 anos, explica Laércio Cosentino. Segundo ele, a grande mudança é que o mundo está vivenciando a transição da sociedade tradicional para a sociedade do conhecimento: Sociedade tradicional VS Sociedade do conhecimento Indivíduos desconectados vs Indivíduos conectados Conhecimento disperso vs Conhecimento disponível e organizado Vida corporativa e vida pessoal separadas vs Mundo pessoal e corporativo ao mesmo tempo Relacionamentos mais restritos vs Relacionamentos ampliados, irrestritos O maior desafio na sociedade do conhecimento, de acordo com Laércio Cosentino, é viver essa vida sem fronteiras. Por isso, é necessário preparar o ambiente para receber toda essa informação e viabilizar o acesso das empresas a esse novo mundo. E aí que entra o conceito de “Empresa Colaborativa”. Para tanto, é preciso disponibilizar ferramentas de conectividade para todos os funcionários, conscientizando, inclusive, o CEO e alta hierarquia. “Na Rede, é necessário atribuir responsabilidades e disponibilizar processos para as pessoas. Se não, podemos perder produtividade. Além disso, é preciso ser uma rede com ‘propósito’ – qual o propósito da empresa estar dentro dessa rede? O que esperamos com isso?”, salienta Cosentino. Confira algumas dicas da estruturação das redes corporativas: A fim de se ter uma rede social confiável, Laércio Cosentino enfatiza alguns tipos de gestão que são fundamentais: A implantação de uma Rede Social Corporativa compreende cinco grandes fases: . Alinhamento estratégico. Fonte:PortalHSM10/11/2011
. Diagnóstico.
. Processo de implementação.
. Processo de ativação.
. Sustentação (acompanhar os cinco itens de monitoramento).
11 novembro 2011
Laércio Cosentino: As redes sociais corporativas como importante instrumento de relacionamento
sexta-feira, novembro 11, 2011
Investimentos, Tese Investimento, TI, Transações MA
0 comentários
Postado por
Ruy Moura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário