23 novembro 2011

Nova bolsa quer intermediar 75% das vendas à vista

Criado por iniciativa de seis comercializadoras e tendo recebido a adesão de outras seis antes mesmo de iniciar suas operações, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) começa a funcionar em janeiro com uma meta ambiciosa.

Seus integrantes querem que passem por ele 75% das negociações para a venda de energia no mercado à vista e 10% dos contratos de médio prazo (para fornecimento em até 12 meses).

De acordo com o presidente do BBCE, Flávio Cotellessa, a ideia é oferecer um ambiente de maior liquidez, segurança e transparência para os negócios envolvendo geradores, consumidores livres e comercializadores. O investimento para a criação da nova empresa foi de R$ 12 milhões.

Os agentes continuarão atuando com autonomia, sem vinculação ao BBCE, mas ele servirá como plataforma eletrônica de negócios, dando mais agilidade e reduzindo custos. A meta é começar negociando 2.000 megawatts médios por mês, até meados de 2012, e alcançar 4.546 MW médios em 2013. Para 2016, se o plano der certo, o BBCE terá sob seu guarda-chuva 5.384 MW médios.

Segundo Cotellessa, é comum que consumidores livres busquem pelo menos três cotações diferentes antes de fechar um contrato. No novo balcão de negócios, as ofertas de compra e venda estarão disponíveis simultaneamente para todos os agentes, acirrando a concorrência. "A nossa previsão é cortar dois terços do tempo gasto pelos agentes", afirma. A formalização dos negócios será imediata, com validade jurídica e baseada no contrato-padrão da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel).

O BBCE fará concorrência à Brix, bolsa de energia de Eike Batista e outros três empresários, que começou a funcionar em julho. O BBCE foi fundado por seis comercializadoras: Comerc, CMU, Delta, Ecom, Sol Energias e Capital e Energia. Aderiram, em seguida, outras seis: Tradener, Bolt, Kroma, Diferencial, Safira e Nova Energia.

Quatro empresas geradoras, cujos nomes são mantidos em confidencialidade, estão em processo de adesão. A ideia é chegar a 60 acionistas até o fim de 2012. Para fazer negócios no balcão, entretanto, não é preciso ser acionista do BBCE. "Somos uma empresa do mercado para o mercado", diz Cotellessa.
Fonte:ValorEconômico23/11/2011

23 novembro 2011



0 comentários: