23 novembro 2011

Governo e municípios planejam infraestrutura de comunicações para a Copa

Ideia é que parcerias garantam prazos.

O Ministério das Comunicações promoveu, em Brasília, uma reunião com representantes de diversos órgãos do Governo Federal e dos Estados e municípios que serão sede da Copa do Mundo de 2014. O objetivo do encontro da Câmara Temática de Infraestrutura foi conhecer o trabalho que já vem sendo realizado em cada uma das cidades, esclarecer dúvidas quanto a competências e responsabilidades, além de propor parcerias para garantir que toda a infraestrutura de telecomunicações necessária para o evento esteja concluída e disponível no prazo.

Durante a reunião, o gerente de projetos do Departamento de Banda Larga do Ministério das Comunicações, José Gontijo, chamou a atenção dos representantes dos municípios para a questão dos prazos de licenciamentos estaduais e municipais para construção de redes de telecomunicação.

“Hoje, não é raro que esses licenciamentos levem até um ano para serem concedidos, o que pode dificultar o atendimento aos prazos de implantação das redes de telecomunicação. Nós queremos que vocês nos ajudem a encontrar a forma mais rápida e eficaz para que as empresas de telecomunicação, nesse período pré grandes eventos, consigam as autorizações e licenças necessárias, respeitando, é claro, a legislação de cada Estado e município, mas com a maior rapidez possível”.

A preocupação do governo, no entanto, vai além das exigências da Fifa. “Nosso objetivo é trabalhar em projetos que não se limitem a garantir que as telecomunicações nos estádios estejam funcionando. Queremos um debate mais amplo, que envolva segurança, monitoramento de tráfego e outros temas importantes”, esclarece o assessor da Secretaria-Executiva do MiniCom Fábio Koleski.

Novas reuniões serão realizadas com este mesmo grupo, para definir uma matriz de responsabilidades - específica para o setor de telecomunicações - entre as cidades-sede do Mundial e o Governo Federal. A Telebras também realizará uma série de encontros com os municípios, para tratar especificamente da construção das redes.

A Câmara Temática de Infraestrutura é uma das nove existentes para a preparação para a Copa. Além do MiniCom, participaram do debate representantes dos ministérios do Planejamento, do Esporte e da Justiça, da Casa Civil, da Controladoria-Geral da União e da Telebrás.
Fonte:ipnews23/11/2011

23 novembro 2011



0 comentários: