23 novembro 2011

Gastos com segurança permanecerão fortes em 2012

Para 2012, 37% dos profissionais de segurança da informação afirmam que suas empresas deverão ampliar os gastos com segurança da informação (SI), enquanto apenas 16% esperam uma queda nesse tipo de investimento. Compliance, mobilidade e prevenção à perda de dados (DLP, da sigla em inglês) estão entre as tendências que influenciam essa alta de investimento.

Os dados integram um estudo realizado pela TheInfoPro, companhia integrante do 451 Group. A pesquisa ouviu 150 profissionais de TI e revela que a projeção de gasto com segurança da informação em 2012 está parecida com o que ocorreu em 2011. Neste ano, quando comparado com 2010, 39% das empresas elevaram seus investimentos com SI e apenas 15% reduziram.

“Os gastos com segurança da informação estão sólidos em 2011 e devem permanecer assim em 2012. E não é difícil saber o porquê”, avalia Daniel Kennedy, diretor de pesquisa para SI na TheInfoPro. Ele cita como exemplos a violação de dados, necessidade de segurança em ambientes virtualizados e cloud computing, bem como o movimento de “traga seu próprio device”, que faz com que os departamento de TI invistam efetivamente na segurança dos dispositivos dos funcionários.

Como parte da pesquisa, Kennedy informou que foi perguntado aos participantes o nome dos “principais produtos e serviços de segurança”. E, para surpresa, no topo da lista estava Palo Alto, mencionado por 20% dos participantes, seguido pelo fornecedor de solução de detecção de ameaças FireEye (10%). A sequência é dominada por fornecedores conhecidos: EMC, Symantec, McAfee, Juniper Networks, Check Point e Trend Micro, embora, na lista dos dez principais estejam, também, o serviço de gestão de identidade em nuvem Ping Identity e o serviço de autenticação PhoneFactor.

Entre as tecnologias que você “deve” ter, uma das mais populares no planejamento de 2012 é a aplicação de firewall direcionada. Ao menos 28% das empresas planejam adotar essa solução, comprando especificamente os produtos oferecidos por Palo Alto ou Check Point.

Quando o assunto é antivírus ou antispam, o estudo revela que os tradicionais líderes devem permanecer em suas posições, sendo que a divisão de mercado ficaria da seguinte forma: Symantec (39%), McAfee (34%), Trend Micro (15%), Sophos (5%) e Microsoft (2%).

O estudo mostrou ainda que o uso de data loss prevention (DLP), ou prevenção à perda de dados, tem se tornado mais popular. De forma geral, 23% dos participantes disseram que usam DLP baseado em rede e 20% preveem adoção nos próximos 18 meses. A maioria das compras de DLP baseado em rede deve ser de soluções Symantec, Cisco, McAfee, EMC, Websense e Proofpoint.

Outros 21% dos participantes disseram que usam software de DLP em seus endpoint e 27% planejam fazer o mesmo nos próximos 18 meses.
Fonte:crnitweb22/11/2011

23 novembro 2011



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