15 setembro 2011

Internet leva Hermes a faturar R$ 3 bi neste ano

Com planos de alcançar este ano faturamento de R$ 2,25 bilhões, crescendo 50% sobre 2010 apesar da desaceleração da economia, o site de varejo Comprafacil.com, do grupo familiar carioca Hermes, prepara dois novos produtos para lançamento ainda este mês e em outubro, ambos no segmento voltado para negócios com empresas (B2B, na sigla em inglês), criado no final de 2008 e que este ano já deve faturar R$ 600 milhões, quase 30% das vendas do site.

O primeiro pacote será um site de leilões, um filão do comércio eletrônico que chegou ao Brasil no final de 2010 e que já conta com pelo menos dez operadores de grande porte. Em outubro a Compra Fácil Empresas lança um clube de compras, em parceria com o Top Fashion Bazar, grupo especializado na organização de eventos para a venda de pontas de estoques de marcas famosas.

Segundo Luis Fernando Miller, diretor de Planejamento de B2B da Comprafacil Empresas, a ideia é juntar a especialização do Top Fashion Bazar com a tecnologia e logística do Comprafacil.Com para criar um "outlet virtual", segmento hoje dominado pelas empresas Privalia e Brandsclub. De acordo com Miller, caberá ao Top Fashion selecionar as grifes e a agenda da oferta de produtos a preços especiais, cabendo ao Comprafacil.com a logística tecnológica e operacional.

O braço B2B do site Comprafacil faturou R$ 30 milhões em 2009, primeiro ano de operações, saltou para R$ 300 milhões em 2010 e deverá crescer 100% este ano, o dobro do projetado para o site como um todo. O site funciona como hospedeiro dos sites de outras empresas, faz gestão de programas de incentivos à fidelização, como distribuição de prêmios, e oferece também pacotes de produtos exclusivos para empresas, como, por exemplo, linhas completas de equipamentos para restaurantes, consultórios e outros.

Miller afirma que o desenvolvimento dos negócios com empresas não significa descuido em relação ao varejo do grupo, sejam os negócios do site de vendas, criado em 2003, sejam as vendas por catálogo, origem do grupo Hermes em 1942. Tanto que o grupo como um todo projeta para este ano faturamento de R$ 3 bilhões, com aumento de 43% sobre os R$ 2,1 bilhões de 2010. No ano passado o site entrou no comércio de livros e de cosméticos, mas seus carros-chefes são os eletroeletrônicos e os eletrodomésticos.
A empresa está concluindo em novembro um investimento de R$ 170 milhões, iniciado em 2010, para a conclusão do novo centro de distribuição do Comprafacil.com no bairro carioca de Campo Grande (zona oeste), com 140 mil metros quadrados.

A construção do novo centro de distribuição do site foi um dos argumentos apresentados pelo grupo Hermes no primeiro semestre como prova de esforço para melhorar a qualidade do atendimento. Na época, o promotor público Pedro Rubim chegou a impetrar ação na Justiça do Rio para punir a empresa por atrasos nas entregas.
Além de antecipar a construção do seu novo centro de distribuição, o site do grupo Hermes informou que havia aumentado o número de transportadoras encarregadas das suas entregas e também aumentara em 40% seu quadro de pessoal para as áreas de operações e atendimento.

Agora, o grupo está investindo aproximadamente R$ 100 milhões na construção de outro centro de distribuição, no mesmo bairro, dedicado exclusivamente às vendas por catálogo. O novo centro terá 80 mil metros quadrados de área e estará pronto em março de 2012. Os dois centros de distribuição são parcerias com empresas de construção, sendo alugados ao grupo Hermes que investe nos equipamentos para operá-los.
Fonte:valoreconomico15/09/2011

15 setembro 2011



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