22 novembro 2019

Unilever, Henkel e fundos fazem oferta para adquirir as marcas de beleza da Coty

Segundo informações de fontes sigilosas à Reuters, as gigantes de bens de consumo Unilever e Henkel e vários fundos de investimento estariam conversando com a fabricante de cosméticos americana Coty para apresentar ofertas para adquirir algumas de suas marcas de beleza mais populares.

A Coty, que tem um valor de mercado de 9 bilhões de dólares e pertence ao conglomerado alemão JAB Holdings, deve iniciar um processo de leilão em dezembro para encontrar um novo proprietário para seu portfólio de marcas profissionais de cuidados com os cabelos e unhas, disseram as fontes. O portfólio, que inclui marcas como Wella, Clairol, GHD e OPI, entre outras, é avaliado em 7 bilhões de dólares teria despertado o interesse tanto de players do setor quanto de investidores financeiros.

A Colgate-Palmolive Co. está entre uma série de empresas que estariam buscando ofertas adicionais para ampliar suas divisões de tratamento para a pele, disseram as fontes. A norte-americana Colgate que comprou recentemente a unidade francesa de tratamento para pele Laboratoires Filorga Cosmétiques por 1.6 bilhão de dólares, e deve entrar na disputa pelas marcas da Coty, competindo com as rivais Unilever e Henkel, assim como outros grandes fundos de investimento. A lista de patrocinadores financeiros incluiria Advent, Blackstone, KKR, CVC Capital Partners e BC Partners, informaram as fontes.

Uma das fontes argumentou que a Cinven estaria examinando uma possível oferta conjunta pelas marcas. Coty, Henkel, Colgate-Palmolive, Cinven, Advent, CVC e BC Partners não quiseram comentar sobre o assunto, enquanto a Unilever, Blackstone e KKR ainda não estavam disponíveis para se pronunciar.

Tudo pronto para o leilão

A Coty espera concluir a venda, que foi anunciada no mês passado, em meados de 2020 e contratou o Crédit Suisse para lidar com as negociações com os possíveis concorrentes. Espera-se que pacotes de informações confidenciais sejam enviados em dezembro para receber ofertas não vinculativas no início do próximo ano.

Os bancos que estão aconselhando os potenciais compradores estimam que o portfólio pode atingir de 10 a 12 vezes seu lucro de aproximadamente 600 milhões de dólares, gerando uma valorização de 6 a 7 bilhões de dólares, segundo as fontes.

A unidade de beleza profissional da Coty, que vende principalmente produtos profissionais para cabelos e unhas, responde por aproximadamente 21% de sua receita total, com vendas anuais de aproximadamente 1.810 bilhão de dólares. No entanto, a unidade registrou queda nas vendas nos últimos quatro trimestres, o que fez com que a Coty decidisse reduzir sua presença no segmento profissional.

Um amplo portfólio difícil de gerenciar

A Coty também possui outras marcas de cosméticos, como Rimmel e Max Factor, bem como as marcas de cuidados com a pele Lancaster e Philosophy, mas luta há anos para integrar uma ampla gama de produtos. A aquisição de uma parte do negócio de beleza da Procter & Gamble em 2016, que incluía Covergirl e Max Factor, provocou uma depreciação de bilhões de dólares e um plano de reestruturação de quatro anos. Sua dívida era de 7.7 bilhões de dólares no final de junho.

Pierre Laubies, CEO da Coty, disse em outubro que a venda melhoraria a capacidade da empresa de investir em áreas com potencial de crescimento significativo, mas acrescentou que o dinheiro arrecadado seria usado para quitar a dívida e devolver o excesso para os acionistas. Leia mais em br.fashionnetwork 22/11/2019

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